11 de maio de 2010

Hobbes por Fidel - a cartilha de um ditador

Alcançar a paz e evitar injustiças, esses são os nobres princípios nos quais o Contrato Social hobbesiano apóia-se. Destituir um golpista desenhado pelos baluartes da Revolução Cubana como mancomunado com a nata estadunidense e assim, e somente assim, semear a liberdade plena por toda a ilha caribenha eram, por sua vez, os nobres princípios de Fidel e seus guerrilheiros de Sierra Maestra. Analisando superficialmente as bases do “como agir” desenhadas por Thomas Hobbes e as intenções de agir de Fidel Castro, percebe-se certa paridade. Contudo, a ligação entre ambos vai muito além de nobres princípios, enrijecendo-se pelos caminhos tortuosos da “soberania” transfigurada de Hobbes. Entre uma tênue linha ideológica que possa diferenciá-los e uma irrefutável muralha do tempo que os distancie, a cartilha de Hobbes foi conservada e ganhou os contornos castristas. Nunca antes Hobbes fora tão atual, bem como Fidel nunca tivera tanto em quem se espelhar.

Crente na natureza destruidora do ser humano, proclamando a “Bellum omnia omnes” – guerra de todos contra todos – como o fim em si mesmo do direito humano sobre todas as coisas, Thomas Hobbes (1.588 a 1.679) construiu sua corrente de pensamento no credo de que a plenitude só seria alcançada quando o “estado natural” abrisse caminho a uma sociedade civil centralizada na figura de um homem ou de uma assembleia. Portanto, a paz seria o produto da concessão de parte das liberdades naturais dos cidadãos a uma autoridade inquestionável. Foi nesse ponto que Fidel encontrou abrigo.

2 de maio de 2010

Eu voltei, agora para ficar

Aos declarantes que andavam estranhando minha falta - se é que posso sentir-me no direito a esta honra - comunico que estou de volta. Passada a comemoração do primeiro ano do Declarando, deixei-o respirar por dois meses até que os lembretes e conselhos para retomar à labuta foram maiores que o meu caos corriqueiro e a culpa de mãe desnaturada caiu-me como uma luva.

Neste tempo de dormência, o Declarando foi agraciado com o selo Beautiful Blogger, um agrado entre os colegas blogueiros. Com a incumbência de dizer sete coisas sobre si mesmo e indicar sete blogs, Allan Nedson do "Liberdade e Pensamento" passou-me o bastão incluindo o Declarando em sua lista. Muito obrigada, Allan!