4 de setembro de 2009

Cronologia do Sol

Sol e Lua, durante mais uma de suas discussões da relação decidem se separar. Ele decide ir embora, mas ela sabe que ele voltará. Levanta-se e vai embora. Vem para cá. Aqui, ele decide renascer, começar tudo de novo. Acorda. Com ele, acordo também. Acordamos. Centenas de milhares de sorrisos para aquele que lá no alto está. Feliz? Sim, ele fica muito, mas logo se entristece de novo com as caras feias que começa a presenciar, reclamações a escutar por ali estar. Mal sabem todos que apenas um lugar de paz ele quisera encontrar.

A campainha tocou. Não é ninguém vendendo serviços, pedindo doações, muito menos alguém lá fora a me esperar. É a vida. A vida que faz tocar aquela estridente campainha que apelidamos de despertador. Pois bem, é um “hello, está na hora de brincar de mundo real”. E assim, lá vou eu.

Comigo, outras inúmeras vidas despertam cidade afora. Algumas adiantadas, outras um tanto quanto vagarosas, muitas atrasadas porque se esqueceram da hora. Entretanto, todos hão de acordar. Prontos ou não, o mundo lá fora não pode esperar. Atrasados ou dentro da hora, o relógio não vai parar. Alegres ou tristonhos, o Sol não deixará de brilhar.

Janelas, portas e sacadas são invadidas por tiros alaranjados daquele que, furioso, mais uma vez saíra de casa. Preparem-se, hoje o sol é de rachar! Água fervendo, torradeiras trabalhando. Todo dia, seja aqui ou acolá, tudo há de se encaixar. As notícias já estão acontecendo pela cidade, liga a televisão. O repórter, que não teve a mesma sorte que você de ver aquele Sol chegar, te espera, atento, a chamar o repórter voador – preparem-se, péssimas notícias: “daqui de cima dá para ver que o trânsito já engarrafou”.

Televisão desligada. Cabeça lotada de rotas de fuga para chegar a tempo – esperança é como Michael Jackson: a última a ser sepultada. Fila no elevador – é “Bom dia!” para todo lado. Fila na saída da garagem – quem a projetou, provavelmente, nunca morou em prédio – maldito engenheiro! Mas calma, nada de já se estressar, afinal, o caminho ainda é longo. Pode ser aquele longo de meia hora, bem como de uma hora e meia; enfim, há de enfrentar.

A umidade da Ibirapuera, a agilidade da Pacaembu, o para para da Dr. Arnaldo, o corre-corre da Morumbi. Não nos esqueçamos dela, a Paulista de Todos os Santos, de todas as Santos, Lorenas, Haddocks, Francas, Augustas, Pamplonas. Com seu úmido para para, que sonha com um pouco mais de agilidade e já se prepara para o corre-corre de mais uma estada do Sol, ela é invadida por pneus, passos, braços e abraços. “Encontros e despedidas em que a plataforma dessa estação é a vida” compreendem?

O trânsito andou. Pode esquecer, já logo parou. Rádios a mil; quanto aos Ipods, nem preciso falar; ai audiobooks que salva! E assim, entendendo tudo da previsão do tempo, do jogo da noite anterior e das últimas decisões da Casa de Noca Federal, embalado pela trilha da novela das oito, entusiasmado com os capítulos avançados no livro, o paulistano chega ao seu destino.

O Sol ainda tem muito que se consolar. O paulistano ainda tem muito que trabalhar, e eu muito que estudar até o momento do Sol e da Lua se reconciliarem. Vai começar tudo de novo. Já começou tudo outra vez. Que sempre comece tudo mais uma vez. Bom dia, São Paulo!

7 comentários:

  1. Nossa, muito criativooo! *--*'
    Sao Paulo e a correria de todos os dias
    Eu simplesmente amo essa cidade ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bia, realmente você tem TALENTO!
    Adorei esse texto!! Tem todo o rítmo de SP em palavras!! Parabéns pela criatividade!

    ResponderExcluir
  3. Ah, Bia !
    Disse tudo e mais um pouco no seu texto !
    Essa é realmente a rotina de um ser paulistano !
    Vivo isso, praticamente todos os dias.
    O trânsito, a Av. Paulista, as reclamações.
    Ain, realmente T U D O ¹²¹²

    Adorei !

    Ah, vou roubar um pedacinho do seu texto para colocar no meu perfil do orkut ;)
    Beijão s2

    ResponderExcluir
  4. "(...)esperança é como Michael Jackson: a última a ser sepultada." - adooorei ! =D

    Palavras sempre sábias da minha B.P! São Paulo, ou até voce mesma, expressa em palavras que só voce saberia utilizar com classe.
    Talento evidente, futuro BRILHANTE, só isso pode ser dito em textos assim escritos.

    São Paulo não pára, e você (e eu) também não.. somos todos paulistas de alma, sangue e, principalmente, de coração ♥

    ResponderExcluir
  5. ahhhh! ADOREII!! muito pro esse!! haha
    realmente.. Sp é uma correriaa... mas eu AMO issoo!!! hahaha

    parabéns mais uma vez Sis! orgulho *_*

    Vivi.

    ResponderExcluir
  6. Minha resposta:

    http://adancadasrosas.blogspot.com/2009/08/insonia.html#comments


    Beijo, Beijo, te adoro!

    ResponderExcluir
  7. sinto que em meio ao caus vc se destaca e a ele rende seus encantos e pensamentos.
    somente nesse aus poderia ter tanto valor o dissenirmento da sincronia do sol.
    viva o sol a lua e as estrelas pq haja oque ouver eles estão sempre ali pra nos curar e demosntrar a verdadeira face de Deus.
    bjos....
    Artur Spada

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!