1 de setembro de 2009

Marina do Brasil!

Assim como Michael Jackson está para o badalado portal de famosidades TMZ, assim como o sumido que já foi encontrado (parece que era só brincadeira de esconde-esconde mesmo) Belchior está para o Fantástico, assim como Fernando Sarney está para o Estadão, ela, Marina Silva está para... Está para... Todo mundo! É isso aí, isso mesmo, Marina caiu nas graças do povão!

Também, convenhamos, abandonar o barco após trinta anos de militância há de chamar nossa atenção. Ainda mais quando essa militância é no Partido dos Trabalhadores e quando a saída pode levar consigo um bom bocado de votos. Não é à toa que os presidenciáveis - sejam os assumidíssimos ou os que ainda estão, digamos, "no armário" - já estão calculando quantos votos podem perder para a mais nova candidata (não)assumida. Ela ainda nega tudo, faz a mesma linha José Serra, mas nós sabemos bem como e quando essa história vai terminar.

Marina nega que sua saída do PT tenha alguma relação com a crise que o partido enfrenta, já que, para ela, os erros foram cometidos por uma minoria; reitera em alto e bom tom que sua decisão foi pautada por questões ambientais, já que o Partido dos Trabalhadores pouco lhe dava ouvidos quando o assunto era desenvolvimento sustentável. "O crescimento econômico não pode acarretar mais efeitos negativos que positivos. Infelizmente, o PT não percebe isso. Cansei de tentar convencer o partido de que a questão do desenvolvimento sustentável é estratégica" - arrebata.

Quanto a um provável plano de governo, Marina prefere não se colocar no lugar dos economistas, mas lhe parece palatável a ideia de certa autonomia do Banco Central e juros mais tênues; é a favor do sistema de cotas raciais nas universidades, mas não vê com esses mesmos olhos a descriminalização da maconha e o aborto. Entretanto, usa de toda a sua voz mansa e vocabulário brando para tratar desses assuntos com a mesma sobriedade que trata da questão ambiental. E é justamente esse o carro chefe de qualquer campanha dessa acreana aguerrida que não tem medo de cara feia, afinal, ela contabiliza em seu histórico de saúde cinco malárias, três hepatites, uma leishmaniose e um diagnóstico de contaminação por metais pesados que a prendeu na cama por quase dois anos.

Sobre o PAC (ele dispensa apresentações, não é mesmo?), ela afirma que "não teria essa visão de só acelerar o crescimento. Buscaria o desenvolvimento com sustentabilidade". E quando indagada sobre que tipo de eleitor ela pretende alcançar, responde contando que sua geração teve uma linha forte de mantenedores de utopia e que, agora, chegou a sua vez. "Quero ser mantenedora de utopias e mobilizar as pessoas".

Ah, e quanto ao fato de ser negra, ela abomina qualquer tipo de campanha que apele para sua cor, acha isso ilegítimo demais. Ainda arrebata com um "seria muito pretensioso me colocar como similar ao Obama". É, Dilma que se cuide, Lula que se aprume, porque ela vem aí. Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima parece não estar para brincadeira. De "Marininha" ela pode ter apenas o físico, mas a garra, a coragem e o apreço pela vida são típicos de uma leoa. Marinão, estamos com você!


*Informações obtidas nas Páginas Amarelas de Veja, que esta semana traz uma entrevista com a nova filiada ao PV, concedida à jornalista Sandra Brasil.

4 comentários:

  1. Ela pode ter ótimas ideias, cabeça no lugar e tudo mais, mas infelizmente eu acredito que ela não emplaca, uma vez que, no país em que vivemos, isso será muito difícil.

    ResponderExcluir
  2. Olá mocinha!!

    Cada vez um texto melhor!! Você escreve bem sobre política!!
    Sabe que sou seu fã!!

    Bjos

    Antena

    ResponderExcluir
  3. Bia,
    ARRASOU !
    Como disse o amigo ai em cima: você escreve muito bem sobre política !
    Eu até gosto de política, já cheguei a dizer que queria ser prefeita ! Ó dó ...
    hahaha

    Ah, acho que nem preciso dizer que amei, né ?
    Beijão s2

    ResponderExcluir
  4. A Marina é realmente uma boa alternativa nas eleições presidenciais. Porém ainda resta ver o plano de governo e não esquecer de quem apoia ela, pois mais importante que o presidente, é votar nos deputados e senadores que são quem fazem as leis.
    Parabéns pelo post! Também acredito na Marina.

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!