14 de outubro de 2009

FUTEBOLina: a droga do brasileiro

As quartas, aos domingos, ou sempre que o gramado chamar. Com chuva, com sol, ou sempre que o chamado soar. De dia, de noite, ou sempre que o esquema se montar. É só a bola rolar que lá estará o brasileiro, o eterno apaixonadamente apaixonado (ui, brega?). Pode falar que brasileiro sofre, que brasileiro come poeira, que brasileiro ataca de nacionalista por noventa minutos... Pode falar sim, afinal, é a mais pura verdade. Durante o jogo, lágrimas e zombarias têm lugar cativo; exaltações ao país costumam não faltar. É assim, é a vida, é a brasilidade em sua forma mais genuína!

Futebolarte é o entorpecente do brasileiro. Temos noventa minutos de alucinação. Esquecemo-nos de tudo, de todos, da nossa própria vida – perdoem, estamos sob o efeito da futebolina! O efeito vai passar, tudo voltará ao normal, mas precisamos desse tempo de devaneio. Precisamos esquecer-nos dos escândalos federais, dos bigodudos terminais – o bananeiro do chapelão e o Seu /sir.ney/ do Maranhão – da cotação da verdinha americana, da independência da ilha cubana, dos mísseis nucleares, dos Seus Parlamentares, da dinâmica da globalização... Precisamos ser apenas torcedores, apaixonados, desesperados, sofredores.

O que teriam a dizer os Varella, Bauer sobre nosso vício? Que nada! Queremos ouvir apenas os Do Valle, Neto, Coelho, Bueno. Grandes sábios da nossa patologia; têm sempre o diagnóstico mais correto, o remédio mais indicado: “Gol neles!”.

Pode ser Galo, Porco, Peixe, Bambi, Saci, Fiel... Todos têm o bilhete para a viagem, o passe para o devaneio, o carimbo de autenticidade. Todos torcedores brasileiros – apaixonados, esperançosos, perseverantes, sofredores e nacionalistas. Que todos nós saibamos ser torcedores brasileiros, que entremos nessa onda, que nos permitamos ser tomados por essa força. Que possamos nos esquecer por alguns minutos, nos entregar, vibrar, gritar. Isso é ser canarinho. Isso é ser verde-amarelo. Isso é ser brasileiro!

4 comentários:

  1. não tem sensação melhor de ver seu time marcar um gol. Torcer por ele. Acreditar, mesmo que na última rodada, que seu time pode ser campeão estando a uns tantos pontos atrás.
    Gostei demais desse texto.
    Classifico como um dos melhores!

    ResponderExcluir
  2. Não existe esporte no mundo que se compare ao futebol. Pode ser o futebol americano (ou o basquete) nos EUA, as artes marciais na China, o hockey na Rússia, cada país tem sua preferência. Porém, nenhum deles deixa de amar o futebol nos gramados assim como nós brasileiros, que por sinal, temos quase que um "mestrado" nesse assunto.

    Adorei o texto, pois deixa mais explícita a nossa paixão por esse esporte amado por todos, em todo o mundo e que a cada ano atrai mais fãs sejam homens ou mulheres.

    ResponderExcluir
  3. Ah, futebol !
    Eu gosto de saber quanto foi o jogo, quem ganhou, quem perdeu ! Mas assistir, é uma coisa que eu não consigo !
    Putz ! Fico tão impaciente, fico sem unha no final do jogo, dor de cabeça ! Aff !
    Mas AMO meu time, torço por ele até morrer !
    Tneho vontade de ir ao estádio, mas tenho medo ! Por vários motivos, um deles é minha impaciência, talvez o maior deles ... hehehe !

    Bia, amei o post, como sempre !
    S U C E S S O pra ti s2

    ResponderExcluir
  4. Futebol é um dos ópios do brasileiro; algo que o distrai dos problemas de sua vida, algo criado para o deixar ocupado demais para prestar atenção no que os políticos estão fazendo, no quão o mundo tá bagunçado e tudo mais. Claro que futebol não é ruim, o problema é quando vira fanatismo e as pessoas o deixam ter mais espaço em sua vida do que ele realment merece.

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!