4 de outubro de 2009

Yoani Sánchez: a voz que se faz ouvir

Há aproximadamente um ano e quatro meses, Ana Paula Padrão e sua equipe desembarcaram em Cuba para registrar a situação do país logo após a renúncia de Fidel Castro. Anunciada pelo SBT, sua então Casa, como a primeira equipe brasileira autorizada a entrar no país, Ana Paula levou na bagagem o resultado de muita pesquisa, muita curiosidade e uma vontade louca de registrar como viviam aquelas pessoas, como sobreviviam os brasileiros dependentes de ajuda governamental e o que faziam para manter a identidade em um regime que ensinou às pessoas a viverem submissas e, consequentemente, conformadas. Ao longo das filmagens que resultaram em uma reportagem (espetacular) para o SBT Realidade, Ana Paula foi à casa de Yoani Sánchez, graduada em Filologia hispânica, mãe e blogueira cubana, que em seu Generación Y denuncia a realidade de um país no qual a liberdade de expressão e informação é apenas um sonho e os direitos dos cidadãos são explicitamente cerceados.

Nesta semana, Yoani mais uma vez está em voga - mas para quem já a conheceu, como quem vos escreve, esquecê-la é tarefa nada fácil e, muito menos, desejável. Desta vez, a blogueira cubana que causa tanto estardalhaço a ponto de ser criticada em prefácio de livro pelo próprio Fidel e ser, covardemente, considerada perigosa pelo governo, chama mais nossa atenção para o sistema decadente que insiste em dizer que "na ilha, tudo vai bem". Intitulada "As três mentiras cubanas", a entrevista feita pelo jornalista Duda Teixeira ocupa as Páginas Amarelas da edição 2.133 de Veja e é uma leitura essencial àqueles que pretendem conhecer a realidade além-América.

Seus textos, impossíveis de serem acessados da ilha devido ao bloqueio imposto pelo governo ao provedor que hospeda seu blog, estão agora reunidos no livro "De Cuba, com Carinho" - lançado neste primeiro final de semana de Outubro. A esperança do Senado brasileiro, que a convidou para um pronunciamento e para o lançamento de seu livro em São Paulo, é que o governo cubano finalmente atenda a um pedido de Yoani, que nos últimos doze meses teve três pedidos de viagem negados e desistiu de outros sete pela burocracia envolvida.

Seja nas palavras acertadas de Ana Paula Padrão ou em suas próprias palavras reproduzidas por Duda Teixeira, Yoani se mostra uma reformadora de tom certo. Seu discurso é inflamado na medida, suas afirmações são devidamente argumentadas e sua intenção é a melhor possível: "A matéria-prima do meu trabalho é a realidade cubana. Se pudesse viajar, eu certamente o faria (...) e só. Faz tempo que aprendi que a vida para mim não está em outro lugar a não ser em Cuba. Para o meu país eu voltarei sempre".

Yoani e seu notebook verde. O verde que traz a harmonia da natureza na escolha das palavras certas para construir relações harmoniosas, que é a cor da esperança, da perseverança, do crescimento e da fertilidade. Que Yoani encontre na sua população o incentivo necessário para continuar denunciando aquilo de que o mundo realmente precisa ficar sabendo, que força jamais lhe falte, que os obstáculos impostos pelo governo jamais se tornem obstáculos às denúncias de Yoani e que o verde lhe inspire a vontade de mudança. Precisamos de mais Yoanis. Precisamos de liberdade.

7 comentários:

  1. Lembro da reportagem como se fosse hoje. Fui motivado a criar blogs depois de ver a mesma naquele dia, no SBT, altas horas...
    Parabéns pelo texto, Ana!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!

    Conteúdo muio bem escolhido e um texto certeiro..

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ana, simplesmente demais. Yoani é a voz daqueles que não podem falar, se expressar nem discutir. Parabéns pelo tema. Você escreve magnificamente bem. Passa no tutube e comenta depois tbm . beijos.

    ResponderExcluir
  4. 'Yoani é a voz daqueles que não podem falar, se expressar nem discutir.' - faço das palavras acima as minhas. Yoani fala por pessoas que não tem voz, que não tem vez. E acrescento mais uma vez, que voce, B.P, tem um futuro mais do que brilhante pela frente, seu futuro é RELUZENTE! E eu tenho orgulho hoje, e ainda terei mais ainda de compartilharmos suceesso! AMÉM (yn)!

    ResponderExcluir
  5. YOANI,é uma grande lutadora!Toda a minha vida,antes de voce nascer acompanhei a históris de Cuba e dos tolos que tanto a admiram.Eles não sabem o que é prisão e o no-
    -sso Lulla está querendo copiar o Fidel que ele
    ama de paixão.Eu queria que meu povo lutasse,
    mas ele é FRACO! LadyCat 04-10-2009 09:04hrs

    ResponderExcluir
  6. como vc mesma disse, precisamos de mais pessoas iguais a Yoani. que realmente se importem em construir um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  7. [sou suspeita]
    [mas achei esse post muito bacana!]
    :)

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!