1 de dezembro de 2009

Adeus: o prelúdio de uma nova vida

O décimo segundo mês - que pelo nome deveria ser o décimo e só não é porque os romanos precisaram acrescentar dois meses aos dez iniciais do calendário romano em decorrência do tempo do ciclo solar - chegou, e com ele sempre vêm aqueles jingles natalinos, musicais que reúnem todo o casting das emissoras, retrospectivas, centros comerciais lotados, crianças encapetando em casa e levando seus pais à loucura, viagens, festas, correria... Ufa! Há tempo para respirar? Justamente no momento das férias, daqueles tão aguardados dias de folga, a agitação e o cansaço imperam. Mas para certas pessoas, entre os dezessete e dezoito anos, o tempo natalino assume suas verdadeiras características: paz, descanso, reflexão, nascimento, ou melhor, renascimento.

Quem são essas pessoas, esses quase adultos, para os quais o final do ano realmente se impõe chamando a atenção e deixando marcas? Prazer, eles são os formandos. Mas pensando bem, eles jamais se identificariam nessa expressão, escolherei outra: são os saudosos do terceiro colegial, ou como eles chamam, Terceirão! Pessoal complicado, complexo, paradoxal, difícil de lidar, terror da escola e dos pais, mas que na verdade, acaba causando tudo isso pelo simples fato de estar procurando sua identidade.

Quem olha de fora pensa que é apenas mais uma fase, coisa passageira, fugaz, que logo será superada, mas mal sabem que o mar por onde navega esse barco não é assim tão cheio de calmarias. Pais, professores e os próprios adolescentes, em cinco minutos de conversa, levam essas ideias ao chão. Essa transição colégio - faculdade, computador - trabalho, faz de conta - realidade é muito dura, muito intensa, uma explosão de sentimentos a cada acontecimento, um boom de descobertas jamais visto. É ganhar a liberdade estando, nunca antes, tão amarrado às circunstâncias da vida, é poder sair por aí como bem quiser e ter que arcar com as consequências, é cumprir tarefas para prestar contas a si mesmo. Sim, é padecer no paraíso...

Quando disse que eles são os que realmente entendem e vivem o espírito natalino, não é para defender a minha patota. Depois de cumprir todo o currículo do ano mais estressante de suas vidas - pelo menos até então - o que o adolescente mais quer é descasar, se possível hibernar. O que ele mais é levado a fazer - voluntária ou involuntariamente - é refletir sobre o longo caminho que percorreu, é olhar para trás e conferir se as migalhas de pão ficaram pelo caminho ou se os pássaros devoraram tudo, é decidir o que ele levará consigo e o que deixará por onde passou. Podem ser anos de convivência com os mesmos amigos ou apenas aquele último ano com aquelas pessoas, as marcas aparecerão. Para que haja um nascimento - um renascimento - é preciso que haja uma quebra, uma ruptura de algo que parecia inatingível, e essa é sempre a parte mais triste da história. Mudar de emprego, mudar de casa, mudar de escola, mudar de vida nunca é tarefa fácil...

Paciência. O que eu mais peço das pessoas para com esses seres nômades de experiências e caminhos é paciência. Em meio a esse ritual de passagem, me deixa muito desconfortável a impaciência e a pressão que esses adolescentes sofrem - seja por parte dos pais, dos amigos e até deles próprios; pressão essa que atrapalha nas grandes e pequenas decisões e pode fazer um estrago enorme, você não imagina o quanto! Quer dizer, imagina sim. Basta pensar em como você age sob pressão. Pressão demais leva a consciência embora, acaba com a graça, tira o sabor de um desafio, esgota o perfume de uma descoberta, enfim, é a poção do insucesso, da infelicidade, do marasmo e da monotonia.

Um caminho ainda não trilhado, uma capacidade ainda não explorada, um horizonte ainda não desbravado, um mundo ainda não descoberto. É essa a situação, é esse o momento, eles precisam ser fortes. A saudade pode - e vai - acompanhá-los, mas eles não podem deixá-la se apossar de seus corpos e transformá-los naqueles saudosistas enfadonhos. Será difícil ouvir o barulho do sinal e não ver mais as mesmas pessoas, não ouvir mais as mesmas vozes com a constância de antes, não viver mais naquele clima, não sentir mais aquelas pessoas tão iguais e tão diferentes de você. Será demasiado difícil. Será mesmo triste. Só não se pode delimitar ciclos de vida baseados em perdas, nossas vidas são muito mais que isso. Para rumar ao novo, abandona-se o velho. Para iniciar uma caminhada, lugares precisam ser deixados para trás. Para renascer é preciso crescer e para não esquecer o que passou, para que a lembrança seja a mais viva, intensa e colorida, basta que tenha sido inesquecível. Olhar para trás e dizer: - Valeu a pena!


Para o 3°C, eterno 2°C, que jamais deixará de ser aquele 1°D. Obrigada por me ensinarem a ser mais forte, a confiar no meu potencial. Obrigada por me mostrarem que posso ir longe com a ajuda de pessoas queridas. Obrigada por cada sorriso, por cada palavra, por cada elogio e cada bronca. Vocês não foram os anos mais inesquecíveis, vocês são os anos mais inesquecíveis, os mais coloridos, mais vivos, mais intensos. Há cada um de vocês aqui, sempre!

25 comentários:

  1. Bia, até me arrepiei quando li, que os desejos de todos nós seja esse, pra que um dia lá na frente possamos nos encontrar e ver como cada um cresceu e brilha agora!
    Seu futuro será brilhante, nao tenho duvidas!
    Beijos
    Saudades
    Gabriela Vital

    ResponderExcluir
  2. Meu, sem paalavras !
    O Colegial será inesquecivel e eu com certeza lembrarei de cada rosto, cada jeito !
    Com certeza lembrarei de voce né Bia?!
    Te adoro !
    Vou sentir muito sua falta !Beeijo
    Esther

    ResponderExcluir
  3. É não tem nem o que falar muito.

    Eu ja sinto a falta de todos, de como era de segunda a sexta . . . não é facil deixar aqela mamata que era antes, onde não tinhamos responsabilidade de nada, era apenas ir p escola, da risada. Hoje olho para tras e vejo de como era BOA a minha vida, antes qeriamos ter a MAIOR IDADE, sair da escola, aqela chatiisse, cobrança para fazer trabalho, estudar etc, mal sabem qe td isso passa, que essa fase da nossa vida é certeza, INESQUECIVEL.

    Nunca vou esqecer de ninguem, e sempre vou ama-los e lembra-los do que já passamos.

    Um Grande beijo
    Juliana Pimenta

    ResponderExcluir
  4. o 2C marcou um periodo incrivel da minha vida. Onde muitos eu conheci ainda pequeninhos da setima serie e, com a maior sorte do mundo, tive o prazer de encontrá-los no 2 ano. Pude perceber e acompanhar o crescimento e desenvolvimento de muitos, culminando com o final do terceiro. COm certeza, o 3C, muito mais que os demais terceiros anos, deixará uma sensação de vazio na escola no ano que vem. Pessoal, foi uma das melhores experiencias da minha vida. Obrigado por tudo

    Guilherme (não mais professor para vocês de agora em diante!!)

    ResponderExcluir
  5. Bia,
    muuuuito lindo isso.
    Deu um aperto no coraçao.
    Em qualquer lugar do mundo essa fase da vida é igual. É magica, é linda.
    Brilharemos nas proximas fases que a vida nos der.
    Parabéns,
    beeeijo
    Naati

    ResponderExcluir
  6. Biazinha *-----*
    O seus textos MARAVILHOSOS, como sempre. E com toda e absoluta certeza, esse ano foi o momento de refletir, de pensar no futuro que o jovem realmente precisa para si. E é só no final que descobrimos o quanto perdemos enquanto estávamos pensando nesse exato momento, do fim do ano. Felizmente eu sou tão grata em conhecer cada um de vocês, e saber que vocês existem!
    Como você mesmo disse, "Vocês não foram os anos mais inesquecíveis, vocês SÃO os anos mais inesquecíveis"
    E parabéns por escrever tão bem *-*
    Te admiro muito!
    Beeijos, Bru.

    ResponderExcluir
  7. Minha chechelenta,
    que saudades vou sentir de poder ter você e o resto todo dia de segunda a sexta.
    Esses anos foram os mais contrutivos da minha vida,foi com vcs que passei os nomentos mais marcantes da minha vida uns bons outros ruins,mais nao importava eu tinha vcs.
    Vai ser muito ruim nao ter mais os meninos falando besteiras pra fazer a sala da risada, vai ser dificil nao ter as minhas meninas pra conversar todo dia,vai ser ruim NÂO TER VOCÊ bia,a que nunca se negou a me estender a mão...

    Um super beijo ,vou sentir saudades
    Larissa Kaelly

    ResponderExcluir
  8. Bom, não tenho o que dizer a não ser que isso ficará pra sempre na minha memória.
    Tudo o que aconteceu, tudo o que fiz(ou não), tudo que senti, tudo isso será guardado com muito carinho como lembranças de pessoas que me acolheram quando eu mais precisei.

    Eu só tenho que agradecer a Deus por ter encontrado vocês e agradecer mais ainda pelo conforto e irmandade que me proporcionaram no momento mais difícil da minha vida.

    E que nesta nova etapa de nossas vidas aconteça o que for preciso para que o sucesso profissional invada a alma de cada um daqueles que faça por merecer e que seja competente o suficiente pra brilhar nesse mundo que se descobre agora, a cada dia que passa.

    E quanto à você, eu não vou sentir sua falta, porque eu sei que o futuro que eu sempre sonhei começa agora, só falta fazê-lo acontecer.

    Parabéns Bia, tudo de bom em nossas vidas.

    Beijos.
    Alehh

    ResponderExcluir
  9. Bia,
    sem palavras mesmo, fico lindo.. concerteza você será minha futura jornalista.. =D
    E não vou esquecer de cada rostinho, vão estar pra sempre no meu ♥!
    muitas saudades desde jáa!

    Adoro vc, principalmente vc bia,
    q c cada resumo e explicaçao me ajudoo...
    muito obrigada!
    Beijuus, Enaile

    ResponderExcluir
  10. Nossa...enquanto lia esse texto maravilhoso fikei lembrando de cada momento vivido com cada um de vcs.
    Já estou sentindo falta de vcs,é uma pena q nem todos eu poderei ver novamente apos a formatura mas espero que todos consigam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos.
    Vai ser complicado entrar em uma sala de aula o ano q vem e nao ver vcs...todas as palhaçadas e brincadeiras de manha..=D
    Apesar de não ter uma grande amizade com todos irei sentir falta.
    Foi um prazer estudar com cada um de vcs..

    flw pessoal
    Raphael Polleti

    ResponderExcluir
  11. Pois é minha Bia Padrão, o ano finalmente chegou ao fim, o momento mais esperado por mim, pra ser sincera. Vou sentir falta e saudade? Claro que vou, isso todos vão sentir. Mais não estou triste por sair do colégio, toda saudade é eterna, mais ela fica guardada lá no fundo do nosso peito, pelo menos é assim que deve ser, para poder crescermos, e não viver do passado. Todos marcaram muito a minha vida, de uma maneira ou de outra. E todos irão estar na minha memória, para o resto da minha vida.

    Agora há você eu só tenho que agradecer, por ter me ajudado tanto nesse último ano, não pelas provas que eu praticamente copiei, claro agradeço também, e muito, mais pelas suas explicações maravilhosas, que em várias provas me fizeram ir muito bem. E agradecer também por você ter entrado na minha vida de uma maneira que faça com que eu não queria mais perder o contato. Quero ouvir muito você me contar sobre você e a sua amiga, que logo mais com certeza será, Ana Paula Padrão. Estarei sempre aqui, para o que você precisar. E mais uma vez, obrigada por esse ano maravilhosa.

    Beijo, Thais.

    ResponderExcluir
  12. AH QUE LINDA, tudo que você escreveu menina do ceu mais vc é impossivel né, é verdade essa fase é uma das melhores da nossa vida e eu até chorei lendo porque lembro de toda a minha historia também do terceirãao :/ PARABÉNS LINDO DE MORRERRRRR !

    ResponderExcluir
  13. Biazinhaaa, como sempre perfeita em suas palavras, realmente essa transição da fase adolescente para a fase adulta não é nada fácil, e o clima de colegial, os amigos deixaram saudades, mas faz parte da vida. Para aqueles que tem memória é fácil lembrar, para aqueles que tem coração é difícil esquecer!

    Parabéns linda, muito sucesso pra ti!
    Beijos Gabiih

    ResponderExcluir
  14. Biaaa.... caraca eu me arrepiei aqui tmb!!!
    Axooo que não preciso dizer nada qnto ao terceiro; todos sabem pelas coisas que passamos juntos, pelas dificuldades e felicidades que encontramos, cabe somente a nós agora guuardar aquilo que realmente foi bom; ou que realmente nos anima...
    Agradeço a vcs(principalmente os mais proximos a mim) por terem me ajudado em tudo q foi preciso, em terem me dado apoio em todo e qualqer momento.
    Saibam que cada um tem um lugar especial guardado aqui comigo e que jamais sera substituído; afinal 3ºC só acontece uma vez na vida!
    Beijos.
    Roxa
    =D

    ResponderExcluir
  15. Muito bom seu texto como sempre.
    Hoje ia escrever sobre algo parecido, mas ai caí no café!!! hehe
    Muito legal..
    Parabéns futura colega!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. lindo. lindo. lindo.
    e comovente.
    #profundadmiraçãoporquemescrevebem
    beijocas

    ResponderExcluir
  17. MEU DEUS DO CÉU...que texto hein Bia! Assim quebra as pernas de todos!
    Meu, esses anos que passei com vocês foram os melhores anos da minha vida!

    Brigas, brincadeiras, conquistas, tudo isso resumi o que passamos juntosa nesse colegial!

    Todos, sem excessão, nunca sairão da minha memória! Melhor ainda, nunca sairão do meu coração!

    Agradeço a todos por ter me concedido essa alegria que agora está sendo uma das melhores lembranças que vem à minha cabeça!

    E quanto a você Bia, torço muito por você, tem um futuro BRILHANTE! E parabéns pelo texto, deito novamente!

    Valeu galera...
    Beijão!

    José, Zé, Dudu!

    ResponderExcluir
  18. Que lindo bia....
    tenho certeza que vcs curtiram muito esse ano..
    foi marcante o 2C pra mim... e tenho certeza que esse ano foi mais importante ainda..
    Ano de conquistas... de objetivos para o futuro...
    Agradeço a cada amizade..
    Sinto saudades de todos..

    Grande Beijo.
    Dayane

    ResponderExcluir
  19. Beea, B.P ♥
    Definitivamente, neste texto voce se superou ! Palaavras que ao mesmo tempo que nos arrepiam nos fazem refletir sobre muuita, muuiita, muiita coisa..
    'Para o 3°C, eterno 2°C, que jamais deixará de ser aquele 1°D.', três anos que nao poderiam ter nos ensinado mais.. muito mais do fórmulas de física e textos de literatura, nos ensinaram valores que usaremos daqui pra frente pelo resto de nossas vidas.. como disse no meu texto, nao quero encarar isso como um 'adeus', mas sim como um 'boa sorte', e eu rezo muito para que tenhamos muiita sorte e PACIÊNCIA como voce disse..
    Cada pessoa que fez parte dessa caminhada, sabe realmente entender o que estamos sentindo agora, e daqui pra frente, com todas essas mudanças nós poderemos desfrutar de tudo que aprendemos..

    Estar com voces foi um presente que Deus me concedeu! E eu só tenho a agradecer por isso !Cada pessoa, cada sorriso, cada passo dado junto, cada conquista.. juntos nós fomos (e somos) mais fortes, lembram que dissemos isso na oração antes do teatro ? E assim será sempre! O tempo que passamos juntos é a alavanca para me fazer confiar e acreditar no futuro!

    Sucesso sempre pessoal, sempre! Profissional, pessoal, seja ele onde for, em todos os lugares! De alguma forma, estaremos sempre juntos, presentes um no coração do outro ! Obrigada por fazerem parte dos anos mais INCRÍVEIS da minha vida!

    E Beea, eu sei que ainda vamos nos encontrar muiito nesse futuro, seja em qual circunstância for! Obg por me ajudar a acreditar em mim mesma, e enxergar em mim um potencial que até eu ás vezes não consigo ver! Não quero afastar-me de voce viiiu ? (voce prometeu lembra ? *-*)Voce tem uma luz que poucas pessoas tem, sua generosidade é maravilhoso e seu futuro, nem preciso dizer... BRILHANTE!

    Adoro todos voces, beijos ! ♥
    - Thaaa Ferraz

    ResponderExcluir
  20. Biia,

    PARABENS pelos textos, maravilhosos, como sempre *_*

    Desejo tudo de bom para todos que participaram dessa jornada.!Todos são inesqueciveis, marcantes e eternos. Aprendi muita coisa com cada um de voces!

    Quanto a voce bia, merece tudo de bom, qe voce seja muito feliz, voce tem um grande futuro pela frente, eu acredito em voce *_*
    Tenho uma admiração muito grande por voce, parabens por ser assim!
    ' 3-etil-4,5,5-trimetil-hepteno-2
    só eu entendi :D

    Sentirei falta de todos.!

    ' grande beiijo :*


    ' Raine;

    ResponderExcluir
  21. saudades dessa época maravilhosa. saudades quando as decisões ainda eram ter de pensar no que decidir; no rumo que minha iria tomar.
    Parabéns pelo ótimo texto!
    Fez-me lembrar dos meus tempos de colégio.

    ResponderExcluir
  22. Bia, lembrava que você escrevia bem, mas esse seu texto está realmente de arrepiar, exprime tudo aquilo que todos estamos sentindo nessa fase tão difícil de nossas vidas!Parabéns!
    Está muito lido mesmo.
    beeijo
    Patty

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Nossa Bia!
    O texto ficou LINDO! Mesmo!
    Deu até pra dar uma refletida...e pra dar um pouco de medo desse "sair da escola pra faculdade"! haha! tipo, TUDO novo!
    Mas vai ser tudo MARAVILHOSO porque estaremos estudando o que AMAMOS *_* hahah!
    Bom, mais uma vez, PARABÉNS! Tenho certeza que vc será a MELHOR jornalista desse país, minha SIS <3
    bjs, Vivi.

    ResponderExcluir
  25. Biaaaaaaa (:
    finalmentee conseguii veer !
    meeu, arrepiou tudo oo que voce disse, voce tem mesmo aquele potencial, sempre acreditei em voce e no seu sucesso, e é o que mais desejo pra voce daqui pra frente, sucesso, paz, saúde, tudo de bom na sua vida, porque VOCE merecee tudo, continue essa pessoa maravilhosa que voce é. *-*
    te adoroo mesmoo viu, jornalista ♥
    1º D , 2º C e 3º C ETERNO, sentirei a falta de todos.
    beeijos Isis

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!