26 de dezembro de 2009

Au revoir 2.009!

A máxima dos clássicos natalinos fez-se verdade outra vez: “então é Natal”. Na verdade, este texto está sendo escrito um dia após tal festividade, ou seja, já em clima de Réveillon – como se fosse fácil e, cá entre nós, possível separar uma data da outra, por mais que estas sejam separadas por seis dias. O Natal é aquela preparação da alma para o “bug da virada do ano”- momento em que nosso processador faz uma limpa no sistema, mas claro, com aquele backup antecedente e revigora-se para mais uma leva de informações a serem processadas e devidamente armazenadas. Com isso, surgem as incertezas, o receio, o medo. Justamente por isso eu considero a data do Natal como uma preparação para esse turbilhão de aparições, já que o seu brilho, o seu poder de tocar as pessoas e emocioná-las reconforta, enche de esperança, fortifica e revigora; tornamo-nos mais humanos – prontos para qualquer provação da vida.

Esse misto de nascimento e renascimento compõe o Papai Noel que nós esperamos, que não é uma materialidade em forma de pessoa, mas sim um espírito comum de coisas boas. Papai Noel é olhar para uma mulher grávida e sentir um milagre vendo a esperança de um futuro, é olhar para uma criança e admirar o brilho de uma estrela em forma de sorriso, ele é olhar para um idoso e agradecer-lhe pelos ensinamentos, olhar para um doente e ter a esperança na cura, olhar para um morador de rua e acreditar no valor das pessoas e não no quanto elas têm no bolso, é olhar para uma cidade, um pais, um continente, um mundo transviado e agir para resgatá-lo. Em meio a tantas atrocidades de que somos noticiados, não podemos deixar que Papai Noel volatilize-se. Papai Noel é fazer a diferença na vida das pessoas.

Faça a diferença na vida da sua mãe: não fique muito tempo sem aparecer. Faça a diferença na vida do seu pai: obedeça à sua mãe. Faça a diferença na vida do seu filho: sente-se no chão com ele e finja que aquele personagem que ele tanto adora é realmente espetacular. Faça a diferença na vida do seu irmão: empreste o que ele tanto te pede. Faça a diferença na vida do seu amigo: deixe aquelas horinhas de sono para outro dia quando ele precisar de um ombro amigo. Faça a diferença na vida do seu companheiro: finja que não está com dor de cabeça. Faça a diferença na vida do seu vizinho: nada de querer dividir com ele as músicas da sua vida. Faça a diferença na vida do caixa da padaria: nada de furar a fila só porque seu carro está parado onde não pode. Faça a diferença na vida da cabeleireira: pare de pedir para passar na frente dos outros clientes porque você tem aquele “compromisso importantíssimo”. Faça a diferença na vida daquele pedestre: nada de virar onde é proibido só porque você perdeu a hora e está atrasado para aquela reunião. Para fazer a diferença na vida do outro, há de começar pela sua própria.

O “começar pela sua própria (vida)” ficou bem claro para mim neste ano de 2.009, o qual começou, lindamente, à beira-mar e ao som de risadas e desejos de prosperidade vindos de familiares muito queridos – um prelúdio delicioso daquilo em que se transformaria meu ano. Resolvi aventurar-me na blogosfera com o nascimento do Declarando que, agora aos dez meses, engatinha bem e está quase dando os primeiros passos, cujo temperamento começa a desabrochar através de caretas e sorrisos – motivo de orgulho para uma “marinheira de primeira viagem” esforçada e encantada. Hoje eu vejo que esse pulo em direção ao desconhecido foi a melhor coisa que eu poderia ter feito por mim, pelo meu sonho, pelo meu amor por aquilo que eu me propus a fazer. Recomendo!

Conheci pessoas que fazem parte da minha vida desde os meus dez anos de idade e que, então, de uma espécie de holografia passaram a ser carne e osso. Ouvi dessas pessoas coisas que jamais poderia supor minha vã filosofia e que me fizeram crer que é esse o caminho. Conheci lugares através de páginas de livros que agora estão prontos para serem desbravados pelos meus olhos atentos e meus sentidos curiosos. Aprendi lições sobre tempos e povos passados, mas vi e ouvi coisas que me ajudaram a mensurar a quantas anda o meu tempo, a minha sociedade, o meu país. Vi gestos do mais puro amor pelo próximo mas tive notícias de crueldades, de descaso, de abandono... Comecei o ano renovando minha crença na beleza da vida, termino-o, apesar de muita coisa, com a certeza de que eu estava certa.

Que em 2.010 possamos conhecer aqueles que ficaram por conhecer em 2.009, que possamos concluir aquilo que não coube no tempo, dizer o que ficou meio dito, acreditar no que ficou duvidoso, ter esperança no que a vida fez desacreditar, lutar pelo que possa estar indo embora, fazer a diferença. O homem ou a mulher da sua vida estão prontos para trombar com você e perguntar se está tudo bem; aquele projeto tem tudo para ser um sucesso, basta que você não seja tão genioso; o “eu te” sem o “amo” não demonstra nada; você tem capacidade para encarar aquele trabalho novo sim; o amor ainda é o melhor remédio para salvar uma pessoa; não deixe que ele ou ela saia assim do seu apartamento, levante-se e vá atrás, vá até o fim do mundo se for preciso; comece dizendo um simples, porém transformador, “bom dia”.

Desejo para todos que aqui “Declararam” um ótimo fim de ano, uma passagem maravilhosa à sua maneira e um ano lindo. Muito amor, paz, saúde, esperança para fazer a diferença na vida do outro. E fez-se ouvir Simone cantando mais uma vez “que seja feliz quem souber o que é o bem”... Feliz 2.010!

8 comentários:

  1. Olá Ana...

    Ótimo texto, como de costume...
    Realmente 2009 foi um ano bem interessante. Tive minhas decepções, minhas alegrias, minhas surpresas.. requisitos básicos presentes em qualquer boa história.
    Começamos nos aventurar nesse mundo dos blogs praticamente ao mesmo tempo e acabamos nos conhecendo e trocando ótimas idéias...
    Como já te disse, você tem tudo para brilhar na careira que escolheu... e terá meu apoio sempre!!
    2010 promete hein mocinha...
    Bjos
    Feliz 2010

    Antenor Thomé

    ResponderExcluir
  2. Beaaaaaaaaa de my life!
    Esse é o último post do ano né?!
    Acabei de ler com lágrimas nos olhos!...AMEI o que li!
    Mais um ano está indo embora...e nós aqui :)
    2010 prometee muitas coisas!
    Muitas novidades,muito pra se aprender!
    Ri demais com isso : "Faça a diferença na vida do seu companheiro: finja que não está com dor de cabeça. " HAHAHAHAHAHA Sério! Muito bom! ahahaahahaha
    EU TE AMO! E agradeço à Deus por ter me dado uma amiga tão especial como você !
    Beijos,abraços,saúde,paz,sucesso,amor,alegrias,emoções,comemorações,realizações etc e etc...pra você,pra mim ,pra NÓS!
    Como diz a música do Línox - "que a vida seja como um laço e o resto que vá para o espaço"

    Aimée.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente,meus mais sinceros votos de que o seu 2010 seja maravilhoso e cheio de coisas boas...
    Sobre o que você escreveu,nossa,sem palavras é um texto maravilhoso que nos leva a reflexão de como queremos que o nosso ano seja...E a sua definição do Natal? Simplesmente P E R F E I T A!
    Tenho que te dizer uma coisa: Este texto está digno de uma futura jornalista que terá uma carreira brilhante!!!!!!!

    P.s:Como já disse acima desejo que você tenha um ótimo 2010 e um maravilhoso fim de 2009.

    Abraço!


    Pry

    ResponderExcluir
  4. B.P!
    Nada como encerrar um ano com um texto destes heein?
    Que o seu 'Delarando' continue assim em 2010, cheio de beleza, criatividade e originalidade" e que voce, tenha sucesso, muito sucesso, e amor,muito amor. Afinal, como disse um coordenador da Cásper na minha visita lá, 'o sucesso é consequência da PAIXÃO' , palavras que jamais serão esquecidas por mim!

    que em 2010 possamos sonhar mais, e acima de tudo acreditar que os sonhos são reaaais! e que nós possamos nos encontrar seempre!

    B.P, um ano cheio de luuuz pra voce!

    daquela que vai sempre te admirar!

    beeijos;*

    T.P ♥

    ResponderExcluir
  5. Feliz 2010 pra vc tb, Ana!
    ano novo é a hora da renovação; é o momento de tentarmos algo novo ou melhorar oq temos. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Ana.
    Gostei do texto,é muito bem elaborado.Estou lendo agora , em janeiro,porque não pude acessar a web (meu computador estava em greve).Mas aqui estou lendo e apreciando o que produz uma das mais brilhantes estudantes que ja tive.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Que bom que gostou do que escrevo, obrigada!
    Sempre leio seus comentarios no blog do meu marido e fico muito feliz por ele.
    Voce tb escreve muito bem!
    Passarei sempre por aqui pra dar uma espiada.
    Bjos
    Déboea

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!