15 de fevereiro de 2010

Olhe ele aí

Ele apresenta-se com uma postura de bravo, impiedoso e apático a tudo aquilo que vem provocando; surge como quem não fora convidado, mas apodera-se de nós como se fossemos criaturas fáceis, obedientes e conformadas. A princípio, ele até poderia ser considerado "mais um" visto por aqueles que já estão acostumados, mas somos todos tomados pela surpresa de alguém que não quer ser igual aos seus antecessores; somos tomados pelo inesperado, o não planejado; sim, tomamos um susto! Quem é esse sujeito cuja aparição nos tirou do sério, trouxe muita dor de cabeça, e que parece não querer ir embora tão cedo? Ele é o Tigre - ou melhor, o ano do Tigre.

Ligeiro, astuto e valente, assim é um tigre e isso todos nós sabemos. Agora, já paramos para pensar como o Tigre pode querer interferir nos nossos 365 dias? Mudanças bruscas e inesperadas podem acontecer, afinal como é o que um tigre dá o bote em sua vítima? Será, justamente, a velocidade que dita essas mudanças a chave do nosso ano, portanto, aqueles com maior capacidade de adaptação a novas circunstâncias terão vantagem para domar este indomável Tigre. Assim, se apenas pensar em um ritmo mais acelerado já te causa vertigem, é bom você rever seus conceitos. Mas, talvez, a mais sábia característica de um tigre que precisamos adquirir é, sim, a capacidade de observação. Pessoas, observai!

"Observar o quê? Observar para quê?" - perguntas essas nada mais pertinentes. Assim sendo, vejamos - ou melhor, observemos. Alguém reparou por que choveu tanto nestes dois primeiros meses tigrinos? Não ouse dizer El Niño, aquecimento das águas dos oceanos, umidade oriunda da Amazônia, nada disso porque um tigre não tem cara de quem entenderia. Choveu porque São Paulo precisava chorar. Sim, quando lágrimas despencam e se transformam em chuvas torrenciais é porque algo vai mal, ou como se diz em Hamlet, quando há algo de podre.

São Paulo chorou porque cansou do descaso, da falta de elegância, da falta de educação; chorou porque não é mais admirada como antes, porque seu brilho genuíno deu lugar a brilhos artificiais, porque sua autenticidade está sendo relegada a segundo plano. São Paulo entrou em depressão por ver tantas pessoas maltratando-a, depredando-a cada vez mais. Suas lágrimas carregaram consigo, ladeira a baixo, a revolta de quem está sendo esquecida, bem como construções, obras, projetos, sonhos, vidas...

Sabe por que tudo isso? Porque as pessoas perderam sua capacidade de observar. Se observássemos mais, perceberíamos como as pessoas que aqui vivem estão perdendo a noção de educação - jogam lixo nas ruas mesmo, sem nenhuma vergonha, e sabe por quê? Porque ninguém parece estar observando-as. Se fossemos mais observadores, já saberíamos que estamos, há muito tempo, passando dos limites da ganância, da falta de paciência e da estupidez. Se cultivássemos a arte da observação, cobraríamos às pessoas certas medidas mais eficazes, teríamos atitudes menos camicases, faríamos valer nossos direitos. Quem observa tende a tomar atitudes mais acertadas; quem observa tende a dar certo; quem observa tende a crescer. Antes de um verdadeiro choque de ordem, precisamos de um choque de consciência!

Se você já tivesse observado, chegaria a essa mesma conclusão. Assim como à observação do tigre segue a saciedade, à nossa observação segue o conhecimento - uma dupla perfeita, não? A única maneira que me parece possível para enfrentar as animosidades de um felino que esta aí para se apoderar dos nossos doze meses é copiar sua capacidade de observar suas vítimas antes de dar o bote. Para sobreviver a tantas mudanças bruscas e suas consequências, precisamos agir como tigres, antes que sejamos encurralados por nós mesmos. Precisamos, sim, dar o bote.


Esse orelhão da foto com a frase "Mais amor por favor" é um dentre alguns pontos de São Paulo que estão marcados pelo protesto pacífico do artista gráfico Ygor Marotta.

15 comentários:

  1. Falou e disse!!!

    Realmente você observou muito bem e fez uma crítica e alerta muito pertinente para esse nosso momento...

    Belo texto

    Antenor Thomé
    www.muraldoantena.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pois é, se todas as pessoas tivessem esse mesmo pensamento e observassem um pouquinho mais, não aconteceriam tantas coisas ruins :/..maaas ainda há tempo de mudar,né? só espero que as pessoas enxerguem loogo.. ;**

    ResponderExcluir
  3. Adorei de novo seu texto, Bia! Voce é inspirada. Beijos. Edu Semerjian

    ResponderExcluir
  4. você escreve muito bem, adorei seu texto =]

    ResponderExcluir
  5. Olá...quero dizer que gostei muitíssimo do blog, da forma como escreve...parabéns pelo talento...se puder, faz uma visita no meu tbm...to te seguindo! beijo!

    www.intherain7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog. Muito bem escrito. Você vai longe... Olha dá uma entrada também no meu blog , sinta-se à vontade para comentar, criticar e participar.
    Beijos
    http://advcarloseduardo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. mt bom seu texto, gostei bastante do seu blog!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto, gostei muito.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto e pelas ideias. Tô seguindo.

    Beijo e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, fui ler agora esse texto. Gostei MUITO!

    O jeito que você relaciona o tigre nos acontecimentos, aqui no Brasil, é muito inteligente.

    Gostei muito, você escreve muito bem.

    www.aoproximopasso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. bela observação,
    eu sou tigre, desde que nasci.
    muito bom seu texto.
    obrigado pela nota. :)
    mais amor, sempre.

    ResponderExcluir
  12. Ótima observação sobre o que anda acontecendo com o nosso planeta. Porém esse texto me fez pensar o que anda acontecendo com minha vida. Talvez esse seja o ano de observar o que fiz e tenho feito, e tentar mudar algo.

    ResponderExcluir
  13. Parabens Ana.Seus textos são sempre muito bons, tanto em portugues como em ingles(não seja demasiadamente modesta..vc é boa no que faz e sabe disso).Tenho orgulho de ter sido seu teacher. Se eu tivesse mais 19 estudantes como vc eu seria o teacher mais feliz do mundo.
    Hugs,Kisses
    Be happy

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!