18 de junho de 2010

Palavra

Um minuto de silêncio. Sessenta segundos frente a 87 anos que, nem de longe, remetem-nos a uma vida silente. De repente, em um entreabrir dos olhos, foi o tal silêncio o que restou de sua onipresença. Muito além de discorrer sobre o homem, O Mestre debruçava-se puramente sobre a palavra; era ela, de fato, a protagonista de suas histórias. É pensar nele para que a importância e o trato com a palavra sejam, imediatamente, retomados. Mais do que nunca, precisamos dessa retomada.

Em uma época em que reticências viraram moda, abdicando-se da prolixidade de vírgulas, pontos e vírgulas e interrogações, não é de causar espanto que a palavra em 140 caracteres seja a imposição, a mais nova ditadura; não é de causar arrepios que as palavras inspirem desconfiança, ironia e – por que não? – medo. Nunca estivemos tanto no tão raso, quando é a profundidade e o seu “por descobrir” que excitam, seduzem e viciam.

Talvez estejamos tomados pela superficialidade do desamor à palavra, estejamos eclipsados pelo frenesi da quantidade que pretere o que de mais nobre há em todo e qualquer “alguma coisa”: a qualidade. Portanto, é preciso que a palavra volte a vestir roupa de gala, seja cuidada, respeitada e, acima de tudo, admirada. Escreve-se bem, fala-se bem, enfim, age-se articuladamente muito mais pelo autodidatismo deste amor à palavra do que graças às técnicas relesmente padronizadas.

Aquele e todos aqueles que, assim como Ele, descobriram e provaram o quão prazeroso é fazer amor com as palavras, como Rubens Alves nos aconselhou praticar, devem ser a força motriz da nossa transformação interior para o reencontro com a beleza e a preciosidade da palavra. Que saiamos do raso que nos afoga e possamos nadar nas profundezas que nos dão vida e nos mantém a salvo das esparrelas do reducionismo, da monotonia e da repetição. Somente assim, a onipresença Dele e de todos eles não será suprimida pelo silêncio de quando partirem. Somente assim, não ficaremos nós reduzidos ao nosso próprio silêncio.


José Saramago (1922-2010)

14 comentários:

  1. Oi!
    Maravilhoso post!A homenagem que você fez aqui faz jus mesmo á este grande escritor que foi José Saramago.

    Um grande abraço

    Pry

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, tem um conteúdo digno de ser pensado.
    Realmente, hoje muitos preferem se prender em 140 caracteres ao contrario de usar as letras para se expressar. Adoro escrever [o blog]
    Parabéns. Vlw pelo comentário e estou te seguindo tbm. Volte sempre que quiser no Jovem Andrade.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana! Parabéns pelo blog! Estamos seguindo. Adicionamos o botão de seguidores para que possa nos seguir também. Obrigado pela visita!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bia, parabéns pelo post! Muito digna sua homenagem!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Finalmente conheci o seu blog. Bem legal! E tive sorte de conhecê-lo justo na bela homenagem ao Saramago. Uma grande perda para os amantes de seus textos.

    Acho que a Daniela já corrigiu o problema com o link para os "seguidores" do Pelo Brasil, Pelo Mundo. Ela cuida dessa parte... Mas parece que agora está tudo certo!
    E seu blog já está lá também.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Juro que seus textos me impressionam, primão. Tá muito bom mesmo, como sempre. hihi Te amo, beijos

    ResponderExcluir
  8. Bia! Adorei que você apareceu lá no meu blog :) Vou seguir o seu tbm, e voltar mais vezes, adorei! Vou até mostrar pros meus pais =)
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. A palavra tem poder!

    Adorei a homenagem!!

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Só uma pessoa que teve a coragem dele pra ter ideia do que são os resultados de escrever daquele jeito... Fantástico! A nossa história não termina na vida. E claro - texto impecável da Aninha!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom Aninha! Posso chama-la assim? Texto de "gente grande" rsrsrs desculpe a piadinha,mas é devido a sua pouca idade- fisica quero dizer -porque espiritualmente e intelectualmente voce é mais adulta e madura que muitos "astros e estrelas" que pululam na TV.
    É um refrigério mental encontrar um texto como os seus no deserto cultural de web.

    ResponderExcluir
  12. Olá !!! Quanto tempo, volte para a blogosfera, precisamos de seus textos. Reformulei meu blog. Conto com sua presença lá. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eh, você escolheu a profissão certa! Escreve bem! É sempre bom ler seus textos!

    laisfc.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!