22 de fevereiro de 2009

Ne Me Quitte Pas

Quem aqui que nunca temeu perder alguém atire a primeira pedra! Pois bem... O sentimento da perda é muito perturbador; é capaz de nos transformar nas piores criaturas. E a pior espécie de perda não é aquela causada pela morte - quando muitas vezes nada podemos fazer - mas sim, o distanciamento dos corpos, das almas na terra, quando pessoas vão se perdendo, sentimentos vão se perdendo, e no final, tudo que resta é o silêncio.

Ter que se desacostumar ao acostumado, perder o eternamente ganho não são tarefas nada fáceis. E por mais que se pense que sim, ninguém está cem por cento preparado para uma perda. Por mais que você diga que “desta vez será diferente” e que vai controlar o quanto se entrega para não sofrer, não tem jeito. O amor é entrega. Se apaixonar é se entregar. E é difícil controlar o quanto. Talvez impossível, eu diria.

Desde sempre foi difícil se acostumar com a perda, principalmente quando ela vem junto com o fim do sentimento. Noites quentes dão lugar a brigas acaloradas, carinhos se transformam nas piores agressões verbais, e pra quê tudo isso? Ou melhor, por quê tudo isso? Por que o sentimento acabou ou por que você se perdeu? Sentimentos não acabam, apenas mudam...

Publicada em 1959, a canção francesa título deste post – e uma das minhas preferidas, confesso – de Jacques Brel, ilustra perfeitamente essa situação. Com versos como “É preciso esquecer tudo que se pode esquecer, que já para trás ficou” e escrita durante sua separação com Suzanne Gabriella, “Ne Me Quitte Pas” é como um pedido de socorro, com juras e promessas hiperbólicas para que o inevitável não aconteça. Para que não haja a terrível ruptura, a perda.

Perder alguém dói? Com certeza dói muito, mas precisamos aprender a lidar com as nossas dores. Elas não somente nos abalam, elas nos fortificam acima de tudo. Não delimite seus ciclos de vida baseado em suas perdas. Sua vida é muito mais que isso. Não deixe aquele silêncio de um fim reinar por muito tempo, permita que a música da vida toque mais alto. Você é muito mais que uma dor, que uma perda. Existem inúmeros “Ne Me Quitte Pas” (Não Me Deixe) para te salvar. Que as perdas não sejam tão dolorosas, que a raiva não dure mais que minutos e que as brigas não terminem de outra forma a não ser como tudo começou: entre os lençóis.

8 comentários:

  1. Apenas aqueles que amam podem ser deixados pelas pessoas que ama

    Adorei o Blog como um todo, se dedique bastante a ele, ok?


    Se tivese um tempinho depois:

    http://onzeanosemamsterda.blogspot.com/
    Minha novela junto com Nina Ferrari

    http://adancadasrosas.blogspot.com/
    Meu blog de poesias

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu concordo plenamente contigo. Eu tô gostando de um cara, já me abri com ele, mas como ele ainda não me deu nenhum resposta de que quer me conhecer melhor e me dar uma chance, fico na minha.
    Eu pensie exatamente o que tuh postou, q dessa vez tudo seria difernete, q eu não ia perder as oportunidades da vida....E não vou! Como eu escrevi no meu blog, coragem é necessária.
    Mas eu tenho q até te agradecer por ter escrito isso, apesra de forte, todo mundo, inclusive eu, cai em momentos de perda. Eu vou sempre me lembrar disso q tuh postou, viu?! Que minha vida é mais que isso. "Eu nunca me apaixono 100%, eu mantenho meus pés no chão"-Fidelity, Regina Spektor. *-*
    Então, já tô baixando ne me quitte pas, eu vi em "Maysa-qdo fala o coração", e achei maravilhosa. Falando na França....Se tuh não conhece, eu te indico que baixe "Avec le temps", do Leo ferré, diz assim: "esvai-se o tempo, e se esquece o rosto, a voz, o cheiro..." Também te indico o livro "Hell, Paris, 75016", eh maravilhoooosooo. Fala de uma guria milionária moradora do bairro mais chic de Paris. É em primeira pessoa (eu), e ela é bem realista, gosta da riquesa, é uma linguagem hiper rica. Acho q tuh vai gostar! ^^
    Adorei o post. Bjos. =**

    ResponderExcluir
  3. Oi . Muito bem colocada as palavras , e com certeza é uma dor perder alguem . Parabéns . www.conexaotoonami.blogspot.com passa ? se quiser parceria .. avisa

    ResponderExcluir
  4. Achei teu blog no Orkut, a comunidade.Interessante teu post, esse primeiro que li.O assunto rende horas e horas de discussões, e de cara, lembrei de umas coisas que escrevi.Se der tempo, passe e leia..:) faz algum tempo na verdade, Agosto do ano passado.Enfim, o blogspot ainda disponibiliza os antigos posts...se der, lógico! Enfim, muito bom.Gostei do teu blog :)

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo esse post,best!
    pois éé, temos que saber como agir com as perdas, porém essa não é uma tarefa fácil...vc escreveu com umas palavras tão bonitas *--*', parabéns..que orgulho de você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. perder uma pessoas e muito triste, pricipalmente quando essa pessoa despertou algo em nossos coracoes.
    muito boa postagem
    adorei o blog, agora deu pra comentar em rsrsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostaria primeiramente de agradecer sua visita ao meu Blog, espero te encontrar por lá mais vezes. :)

    Mais um post incrível e muito bem escrito. A dor (e o medo) de perder alguém são constantes inevitáveis quando se ama de verdade, quando se enamora, quando se deseja.

    "Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé."
    ("Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." - O Pequeno Príncipe)

    http://estranhobipolar.blogspot.com/
    (Volte sempre, se possível confira os posts mais antigos

    ResponderExcluir
  8. Já sofrí muito por causa de uma pessoa. Essa mesma me fez acreditar que ela estava apaixonada por mim. Me apaixonei por ela, e nessa relação tivemos três "separações", e nessas três eu sofrí MUITO, mesmo.

    Da última vez eu me toquei que não era aquilo que eu queria, então tirei ela da minha vida, eu não queria nem ver o rosto dela. E com o tempo a esquecí, e encontrei outra.

    E essa outra me entende, tem uma grande amizade comigo, e me faz sentir bem. E estou apaixonado por ela até hoje.

    Parabéns pelo post Ana!

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!