11 de abril de 2009

♪ Au au, hi-ho, miau miau, cocorocó...

Se você logo pensou no refrão como de "Os Saltimbancos", parabéns! Você acertou. Digamos que eu seja uma saltimbacomaníaca e tenha todo o orgulho em falar dessa obra-prima do imaginário infantil.

Desde a primeira vez que tive contato com a história do burro que junto com um cachorro, uma galinha e uma gata, decide ir para a cidade virar artista, eu fiquei encantada. Por mais que seja de um enredo super simples e situações nada mais que simplórias, o astral do então grupo de sonhadores que aprendem a unir suas forças e superar as diferenças muda todo esse cenário. Dá um ar tão mágico e encantado, que a meu ver, fica difícil não se render a fofura e ao espírito aventureiro do grupo de amigos animais.

Já vi duas encenações dessa peça. A primeira há oito anos atrás e a outra no mês passado. Confesso que quanto mais vezes entrar em cartaz, mais vezes eu terei o prazer de dizer "eu já vi Os Saltimbancos ao vivo".

Esse musical foi trazido para o português pelo grande Chico Buarque, já que é a adaptação da fábula "Os Músicos de Bremen" dos Irmãos Grimm. Uma das maiores montagens do musical já feita foi a de 1.977, no Canecão, com Marieta Severo e Miúcha no elenco. Os Trapalhões levaram o sucesso para os cinemas como uma adaptação em "Os Saltimbancos Trapalhões", de 1.981.

Seja o livro, a peça, o filme ou a trilha sonora, qualquer contato com essa obra maravilhosa que traz as lições morais mais puras e sinceras de superação e união vale a pena. Afinal, talvez seja nos saltimbancos que a alma da dramaturgia permanece mais viva e pujante.

2 comentários:

  1. Adoro os saltimbancos!! Principalmente a trilha sonora!!!
    Muito legal seu blog!!!! Visite o meu também: www.muraldoantena.blogspot.com
    Um abraço
    Antenor Thomé

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita no blog e pelo comentário!!!
    Gosto muito da música do jumento!! Jumento não, jumento não é, o grande malandro da praça...
    Isso é muito bom! hahah
    Um abraço, Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!