12 de abril de 2009

E a palavra é: renascimento

Mais uma Páscoa veio e mais uma Páscoa então foi embora. E o que absorvemos dela? O que mais essa Páscoa vivida acrescentou à nossa vida? Será que apenas o chocolate vai ser lembrado por um bom tempo ou é a reflexão que fizemos que vai deixar sinais?
Não estou aqui para discutir o que você considera certo ou o que a Páscoa significa para você; minha intenção é discutir o momento reflexivo que a Páscoa nos proporciona.

Palavra oriunda do hebraico "Pessach" e interpretada no idioma grego como "passagem", para nós, hoje em dia, a Páscoa costuma ter outros significados. O feriado, o exagero e o sentimento de culpa a ele relacionado andam agora atrelados à Páscoa. Em nada se assemelham, portanto, ao significado original.

A ideia de presentear as pessoas com ovos, nessa época do ano, surgiu na Antiguidade como forma de presentear quem se ama com um símbolo do nascimento, da vida que retorna. O chocolate foi introduzido bem depois por ser considerado um alimento sagrado, a comida dos Deuses. O que acabou se tornando símbolo do nosso consumismo, cá entre nós.

A passagem, a ressurreição, a transformação, a mutação, seja como você preferir chamar. Qualquer que seja o termo escolhido, ele nos leva à mesma ideia: a da matéria distinta da que fora vista antes. Assim, o ideal é que busquemos dentro de nós o que queremos abandonar; não esquecer, mas sim, não mais ter que vivenciar. O que passou, passou e que sirva eternamente como lição. Que se renovem os ares, as pessoas, suas almas, seus corações, suas forças, suas energias, sua garra pela vida, pela busca do aprimoramento. Como dizia Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

Portanto, por que não se esforçar para recomeçar? Boa Páscoa para você. Ou melhor, bom renascimento para você!

2 comentários:

  1. ótimo post. Muito bom teu blog, gostei daqui, foi bom conhecer.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse seu texto sobre a Páscoa..
    Apesar do apelo comercial ter sobreposto o verdadeiro sentido da data, vale sempre como uma esperança para que as pessoas pensem e de alguma forma mudem para melhro.
    Bjos

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!