30 de abril de 2009

Felicidade: uma questão que parte muito mais de você

Felicidade é um estado de espírito ou um modo de vida? Pois bem, essa é uma das grandes indagações daqueles que dizem buscar incessantemente tal plenitude. O estado de espírito é, a meu ver, uma questão muito mais de fora para dentro do que o dentro para fora que julgo ser o modo de vida. Mas levando em consideração esses lados, qual é o mais adequado para se atingir um nirvana de felicidade? E mais, qual de fato traz uma felicidade sincera e duradoura?

Estado de espírito entendo por ser a soma de ações e reações que criam nas pessoas uma carga muito pesada, seja ela positiva ou negativa, que se faz presente mediante sua forma de agir consigo mesma e com o próximo e na associação de sentimentos. Por ser uma expressão de carga metafísica e emocional é avassaladoramente variável e tende então a convergir a um fim. Enquanto o modo de vida é a expressão externa de toda uma bagagem sentimental amadurecida e sofre mutações indolentes, pouco perceptíveis.

Defendo a ideia de que os ápices de felicidade provém do estado de espírito, mas a durabilidade do estado de felicidade só é atingida caso o modo de vida esteja a ele adaptado, já que as ações, relações e visões oriundas do modo de vida persistem, por mais que o estado de espírito mude.

Assim, enquanto a questão interna pode estar relacionada a ações mais comportamentais, a que diz respeito a expressão física se interliga com o esforço além-metafísico na busca da tal felicidade. Acima de tudo, creio que a busca por esse sentimento pode obter sucesso se esses dois mundos se estrelaçarem e ambas as partes forem levadas em consideração. Portanto, ações como também reflexões são modos de captar a felicidade. Lembrando sempre que à essa uma condição é fundamental: o equilíbrio.

2 comentários:

  1. O maior erro do ser humano ao não alcançar a felicidade, é veincular tal felicidade à algo ou alguém

    Quando se percebe que se pode e se deve ser feliz, sem veincular isso a nada, além do fato de estar gozando da vida, o ser humano consegue ser realmente feliz, caso contrário, tem alguns momentos de alegria na vida, e só

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana...
    Acho que o maior problema em encontrar a felicidade é procura-la.
    Enquanto ficamos pensando se somos felizes, se estamos felizes ou o que nos faz felizes perdemos momentos simples de felicidade, momentos importantes felizes...
    Não temos que procurar nada... Muitas vezes só percebemos a felcidade depois que ela passou...
    Bom, chega de filosofia!! hahaha
    Bjos

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!