20 de fevereiro de 2010

Declarando...

Há exatamente um ano, ele nascia acanhado, pequenininho, sem fazer todo aquele estardalhaço como a maioria dos recém-nascidos, entretanto, ele surgia confiante, esperançoso, faminto de conhecimento e sedento de ideias. Sua vinda não fora algo muito bem planejado, digamos que de um rápido esboço ele passou a ser algo real, mais ou menos como aquela pessoa que não pede licença, vai logo entrando, mas mesmo assim consegue ser tão educada e adorável a ponto de sua presença se transformar em um presente, um alívio - no meu caso, uma paixão. Quando ele nasceu, talvez não tenha sido muito acreditado por sua progenitora, mas ah, como ela estava enganada... Não que ele tenha se transformado em algo perfeito, mas sua vocação para ser grande já se faz visível. Quando ela lhe tomou aos braços pela primeira vez, talvez tremesse como qualquer marinheiro de primeira viagem, mas junto com o suor frio que escorria pelo seu rosto, estava a lágrima de felicidade, de realização, de desafio.

Sim, eu não o planejei, aconteceu; também confesso, não depositei nele aquela confiança dos que se dizem fortes e sábios; tremi, suei frio e até senti algo escorrendo dos meus olhos. Ousei planejar seu futuro - criar cronogramas, regras rígidas e imutáveis, sentenciar exatamente como seriam seus primeiros passos, suas primeiras palavras, seus primeiros sorrisos - mas quem disse que nossas crias são tão manipuláveis? Falhei. Mas, olhe que barato, quando pensei que esta aventura era demais para o meu espírito aventureiro, fui surpreendida por uma força que me mostrou o quão saboroso é o gosto do desconhecido, do novo. De onde veio a tal força? Da criatura, para espanto do criador.

Como qualquer criança, ele agora também dita o seu futuro - descumpriu os cronogramas que eu criei, mostrou-me a irrelevância das minhas "regras (ditatoriais) imutáveis", decidiu por si só quais seriam seus primeiros passos, suas primeiras palavras e quando seria o momento de sorrir. Ele trouxe-me alegrias sem tamanho, pela mão puxou até mim pessoas encantadoras, momentos maravilhosos, então, são com ele mesmo! Agora, ele é meu orgulho, é aquela medalha de prata que o atleta sobe ao pódio todo sorridente para receber - sinal de que ele deu um duro danado, fez um bom trabalho, mas ainda há muito para aprimorar.

Seu nome, assim como sua vinda, não foi muito planejado; quando eu pude perceber, apareceu... Apareceu e gostei, ficou. Nosso nome é nossa virtude, como diz tal música, então nada melhor do que o nome dele para traduzir sua aspiração pela palavra, pelo argumento, pela ideia, pelo ponto de vista, pela manifestação - em outras palavras, pela declaração. Nada melhor do que o nome dele para explicar de onde veio aquela tal força que abriu os olhos do criador e o assustou. Ele, o Declarando. Ela, eu. Há um ano, uma história que vem sendo escrita em palavras, imagens, comentários e links; há um ano um convite para você aspirar à manifestação, à argumentação, ao grito. Porque se há o direito ao grito, eu grito; se há o direito a declarar, eu declaro. Que você possa ver na minha criatura o espaço e o convite para isso - gritar, manifestar-se, declarar.

Aqui fica a minha pergunta: para você, o que é declarar?
Aqui fica a minha corujice: parabéns, filho!

23 comentários:

  1. Ah que lindaaaaaaa!

    Me lembro como se fosse hoje vc divulgando o Declarando *-*
    Parabéns Biazinha, te admiro muito e vc sabe!
    E claro, parabéns pro seu filhote, que continue sempre crescendo e formando esses textos maravilhosos que eu sei que só vc é capaz de fazê-los :)
    E sucesso sempre, sempre pra vc Bia (L)

    ResponderExcluir
  2. Xexelentaa!!

    Parabéns pelo 1º aninho do seu flihotee!
    Que este seja apenas o começo de tuudddooo que ainda vaii vir por aii na sua vida.!!
    Acredito muito em vc!Sucesso,felicidades!!
    Vou estar sempre olhando por ti,e acompanhando tuas vitorias com essa hoje!

    Saudades,Kaelly...

    ResponderExcluir
  3. Olá mocinha!!!

    Parabéns pelo primeiro aniversário do seu blog. Nossas "crias" tem praticamente a mesma idade, quase nasceram no mesmo dia.
    Fiquei muito impressionado quando li seu blog a primeira vez, gostei muito dos textos e da forma como você escrevia. Confesso que achava que você já era alguma jornalista profissional, uma colega de profissão. Quase caí da cadeira quando me disse sua idade.
    É muito bom ter esse espaço para poder jogar na tela o que vem nos nossos pensamentos.
    Mais uma vez parabéns e obrigado também por sempre visitar o Mural. Adorei o último comentário...

    Bjos

    Antenor Thomé

    ResponderExcluir
  4. Bueno, eu só vi essa criança agora, já deve engatinhar e tenho certeza que vai crescer com mais opiniões e fazendo mais estardalhaço. Parabéns pelo aniversário. E obrigado por me acompanhar, Ana

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns! É uma honra poder participar do seu blog. A obra é o reflexo de quem a fez. E esse blog é você em letras. Tudo de bom!! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Para mim declarar é expor suas ideias da melhor forma.. e expor de de uma maneira única. De uma forma que vc sabe fazer perfeitamente B.P!

    Parabéns por um ano de blog, e eu tenha certeza que é o primeiro de muitos anos, pq eu sei que este blog vai crescer e arrasar cada vez maaaiiis !SUCESSO seeempreee! E que o 'Declarando' seja cada vez mais capaz de nos fazer refletir e de nos ensinar muitas coisas!

    SUCESSO!

    beeijos, saudades ♥

    ResponderExcluir
  7. que texto lindo =] parabens pelo 1 ano de blog e tomara que sua criatividade o sustente por muito mais tempo =]

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Bia!!!!
    Desde que seu blog entrou no ar eu o acompanho sempre. Nunca comento porque nem sei o que dizer diante de tamanha criatividade e profissionalidade vindas de uma pessoa tão jovem!
    Normalmente adolescentes são polêmicos e não deixam os outros expressarem sua opinião... mas você parece que já nasceu jornalista, demonstra todo seu jogo de cintura com as palavras e com diferentes opiniões! Sabe criticar com argumentos concretos!!
    É isso aí, gêmea!! Você é meu orgulho!!
    Que esse blog complete muitos anos e continue sempre com textos de alta qualidade como esses que você postou!!

    ResponderExcluir
  9. É dificil imaginar o que se pode acontecer em todo esse tempo. Perto de algumas coisas, 1 ano não é nada, perto de outras, é mais tempo do que deveria ter sido. Mas agora que passou, podemos analisar de duas formas.

    Há 1 ano atrás, o que pensávamos ou sonhávamos ? Quais eram exatamente os planos para o ano que viria ?
    Bom, cada um sabe o que passou por sua cabeça nessa hora. Só que agora, passado 1 ano inteirinho, viramos a cabeça ao contrário, olhamos para trás e refletimos: Poxa, 1 ano se passou e aconteceu isso, isso e isso.
    E nesse momento de reflexão, cada um terá uma reação diferente, alguns felizes por metas cumpridas, outros tristes por planos fracassados. Mas o que realmente vale nessas horas é comemorar as conquistas e planejar outras coisas para um novo ano que se inicia.

    Momentos de desconfiança acontecem, não é raro ter planos e idéias prontas para ser colocadas em prática, e nessa mesma hora, sentir aquele friozinho na barriga. Mas o que deve ser feito nessa hora, é driblar o medo, tirar o DES da palavra confiança e ir com tudo acreditando no sucesso. E isso foi feito com sabedoria por você Bia, e hoje você colhe os frutos desse ótimo projeto criado pela sua pessoa, e que a cada dia vai ficando melhor com sua maturidade que evolui constantemente.

    Parabéns Bia, por esse ano que se passou e por tudo que conquistou nele. Desejo sucesso na sua vida(como eu não me canso de falar) e que outros planos seus se realizem de uma ótima forma como aconteceu com seu blog.

    Fica aí a minha declaração ;)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo primeiro ano, rs. Infelizmente não pude participar deste ano de desenvolvimento e aprendizado, mas certamente estarei acompanhando seus próximos anos de vida, que serão muitos, pois o blog é exelente e de muito bom conteúdo e terá muito mais sucesso.

    Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Seus textos são sempre muito bons e oportunos.Parabens pelo aniversario do blog e comtinue o maximo possivel. Tenho orgulho de ter sido seu professor de iongles(um dos,né?) Vc é a estudante ideal.Inteligente,perspicaz,estudiosa e aind por cima bonita. Quem pode deixar de gostar de vc.?
    Kisses . hugs, be happy
    Teacher sigberto

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Bia por esse primeiro ano do Declarando. Podemos não estar tão próximas, mas nem por isso eu deixei de acreditar em você. O Declarando já te abriu portar para o futuro, foi com ele que tudo começou, que um sonho nasceu; e será com ele que eles vão tornar realidade. Eu acredito em você, no seu potencial. Sei que tudo vai dar certo, sempre, e eu estarei aqui do seu lado para quando você precisar, ou até mesmo quando não precisar.

    Parabéns Padrão.
    Beijos, Thais.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Bia.

    Na verdade eu nem precisava escrever aqui, porque você sabe que lhe acho elegante e o que você escreve é adorável. Saudade das nossas conversas e de você ouvindo minhas músicas sem conteúdo e ainda dizendo gostar delas, rsrsr.

    Beijinhus de quem te adora.

    ResponderExcluir
  14. Com certeza ninguém é dono da razão... Ops, a loirinha (tomara que tenha gostado) é dona, declara messssmo. Fera!

    ResponderExcluir
  15. Parabens pelo 1º aniversário, de muitos. O Declarando é realmente um filho de suas entranhas intelectuais, nutrido por seu desejo de aprimoramente e umas pitadas de emoção, inspiração e juventude.

    Castro Alves

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Bia, amei seu blog!!!!

    Muito lindo!!!

    virei fã!!!


    beijo

    ResponderExcluir
  17. Aee, chará!

    Vim até aqui dar uma olhada nas suas idéias, como eu tinha prometido! E, claro, parabéns pelo blog. Só nesse primeiro momento já pude sentir o seu talento, de verdade. Vc tem futuro, cara! JORNAL É MAIS LEGAL!

    Um beijo, da sua companheira de trabalho. FILHAS DA PUC!

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente deixa eu dizer uma coisa:
    Oun,que bonitinho!

    Agora sim,vou dizer o que eu achei:
    Um texto magnífico,sensacional,que gruda nossos olhos na telinha do computador (arte essa que poucos blogueiros tem,e vc á possui!)Por essa razão merece os meus mais sinceros parabéns,e,acredite vc vai longe....
    Ah!E para completar vou dizer + uma coisa que vc já deve estar cansada de ouvir...

    VOCÊ ESCREVE MUUUUUUUUUITO BEM!

    Sem mais o que declarar,já que declaro aqui que sou FÃ deste blog!!!!!!!

    Ks da amiga Pryscylla Romanzini.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pro filho da Beaa!!
    A Titia Aimée está muito feliz por esse primeiro aninho de vida :) AHAHAHAHAHAHAHA
    Sério Beazitaa! Que lindo isso !

    "Seu nome, assim como sua vinda, não foi muito planejado; quando eu pude perceber, apareceu..."

    É assim que as coisas acontecem e vão pra frente!
    Temos que fazer o aqui e agora sem pensar no futuro e você faz assim escrevendo no Declarando , quando piscou PRONTO 1 ano já,dessa maneira natural o blog foi bombando tá aíi a formula : fazer direitinho o que se ama e diga-se de passagem você faz MUIIIITO BEM ,hein!... :)

    Parabéns!
    Parabéns!
    E que venha o segundo,terceiro,quarto ano e até festa de debutante do seu filhote !
    :)

    Love you, Bea Padrão!
    Besos!

    ResponderExcluir
  20. Não conheço bem o blog, mas seu talento pra escrever é notável!

    Parabéns, e continue assim...prometo que vou voltar sempre aqui pra te prestigiar ;)

    :*

    ResponderExcluir
  21. Lindo texto. Aliás, todos os seus textos são brilhantes.

    Ana, tenho um selinho para vc, o selo "BEAUTIFUL BLOGGER". Dá uma passadinha lá no meu blog e pega, tá? Te escolhi pq acho que vc merece. :)

    Qualquer coisa, aí está o link:
    http://allannedsonan.blogspot.com/2010/04/primeiro-selo.html

    Feliz páscoa. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. isso tudo deve realmente ser uma experiencia impar,...parabens
    inté

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo Blog!
    E qto a sua pergunta, acho que declarar é aquele momento que expomos nossas ideias mais intimas ou aquelas que estão nos incomodando e precisam, de alguma forma, serem colocadas para fora.

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!