16 de agosto de 2009

O futuro chegou

Lendo a peça "O Amor do Soldado", um trecho chamou muito a minha atenção, tanto que grudou e não largou mais até agora! Nessa passagem, Castro Alves - que tem sua carreira de militante da liberdade narrada por Jorge Amado - conversa com alguns estudantes da Faculdade de Direito de São Paulo, dos quais ele passa a ser o líder inconteste. O período é pré-República, mas com manifestações cada vez maiores pela liberdade nacional. Com esse cenário de crise que gera constantes mudanças, o assunto não poderia ser outro senão "futuro da nação". Você já pode imaginar então que palpites não faltariam. Vejamos o que pensavam:

"Daqui a cem anos só a força bruta persistirá. Um ditador qualquer, brutal e insensível, dominará o mundo..." - apostou um dos estudantes.

"Isto é um absurdo. Não sabes o que dizes. No futuro os homens da ciência farão tais descobertas que a eles caberá o domínio do mundo..." - não hesitou em dizer o outro.

"Nem os brutos, nem os cientistas. Serão os místicos, pregando mais uma vez o perdão e a renúncia..." - defendeu o terceiro estudante.

Os próprios então, percebendo tamanha discrepância, não hesitaram em pedir a Castro Alves que desse seu parecer, mencionando o poema "O Vidente" escrito por ele. É então que ouvem:

"Discordo de todos os que aqui falaram sobre o mundo do futuro. Serão a liberdade e o trabalho irmanados. Ouvi:

E, enquanto sob as vinhas a ingênua camponesa
Enlaça as negras tranças
(...)
Prorrompe o hino livre, o hino do trabalho!
(...)
O ruído se mistura da imprensa, das ideias,
Todos da liberdade forjando as epopéias."



Pois bem, quem consegue encontrar argumentos para discordar de qualquer um deles que seja? Eu já tentei, parece impossível, acreditem! Em meio a caudilhos latinos, Ahmadinejads, coreanos muito loucos e espertinhos que dizem defender a democracia só para se instalar no poder e que acabam invertendo toda a história, estamos bem servidos no quesito "ditador qualquer". Ponto para o primeiro estudante!

Quanto à ciência, vejamos o que temos sobre ela... Descobertas, muitas descobertas. "Nunca na história desse país..." - ok, ok, deixemos as brincadeirinhas de lado; arranjarei um galho para isso mais abaixo. Nunca na história desse mundo houve tantas descobertas assim. Até sobre os outros mundos nós estamos tomando conhecimento, olhe que beleza! Pois é, podemos dizer que os cientistas dominam o mundo também. Ponto para o segundo estudante!

Em que bela cilada me colocou o terceiro estudante: falar de misticismo, espiritualidade, religião... É, definitivamente essa não é a melhor semana para isso! Perdão e renúncia então são palavras execráveis para nós. Ninguém quer perdoar; quem deveria (ou não?) renunciar também perdeu a vontade, ou seja, ficamos então... Ficamos... Ok, não ficamos! Mas ponto para o estudante número três porque ele já sabia o que daria nos jornais, nas revistas, nos blogs, o que também dominaria!

E para fechar, Castro Alves complicou tudo com sua objetividade: "liberdade e trabalho". É impossível negar que sua previsão também foi sábia. Olha o mundo em que vivemos: livre comércio, liberdade de expressão (outra coisa que não se encontra em uma de suas melhores semanas...) e todas as outras formas de liberdade que acabaram moldando a vida das pessoas. Pessoas essas que buscam incessantemente o tal do trabalho, o que dignifica, que ocupa, que sustenta e que as domina. E elas? Dominam o mundo, ora! Enfim, mais um ponto aí!

Vamos à contagem dos votos: brutalidade, ciência, perdão, liberdade e trabalho. Ditadores, cientistas, místicos e... Seres humanos. Ou seja, definimo-nos!
Agora, quando o ditador é perdoado, o místico usa-se da força bruta, a ciência se impõe cutucando a liberdade geral e o ser humano renuncia ao trabalho, o que diriam nossas personagens de Jorge Amado? Aqui fica o "galho" que prometi mais acima. Aqui fica a minha pergunta.

4 comentários:

  1. Seu texto como sempre esta magnifico Bia... Gostei de sua analise baseada na ideia de cada estudante mas acredito que quem dominara e ja esta dominando o mundo é a imprensa.

    Se a TV resolver falar que preto é branco, 50% das pessoas começam a chamar o preto de branco, 25% começa a pensar que só existe cinza (os indecisos) e os outros 25 mantem sua opiniao!

    Alem da imprensa, acredito que quem podera ter algum dominio sobre o mundo futuramente seria uma mistura das opinioes dos dois ou ate mesmo dos tres estudantes.

    Um pais com um lider alterado, com descorbertas quimicas, tecnologicas e cientificas, provavelmente conseguiria um dominio parcial perante ao mundo, que poderia vir com guerras ou ate mesmo por meio da religiao e/ou dominio psicologico como fazem algumas igrejas e estamos presenciando esta semana.

    Bem, continue assim que seu futuro sera brilhante e eu quero estar ao seu lado para presenciar sua gloria. Beijos

    ResponderExcluir
  2. [Vai estar, vai estar... E não esquece: quando for sair pra beber com seus amigos comentaristas, chama os amigos jornalistas!]

    ResponderExcluir
  3. Bom... falar de futuro é tão difícil!!!
    Tem uma música de uma amiga que diz assim: " 2010, a gente ainda anda de Fusca... mentiram pra mim mentiram pra gente... 2010 tá tudo como era.. cada a nova Era?"
    As vezes sinto assim.. muitas coisas evoluiram, mas tem muitas outras também que parecem continuar na pré-história!!!
    Mundo complicado o nosso!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Adelaide Amaral,

    Aqui vem Furtado Coelho novamente dar o seu pitaco.

    De fato Castro Alves foi um homem que encantou não só os de sua época, mas continua encantando até hoje, pois está no coração dos grandes homens (pessoas)o ideal das coisas nobres e por isto mesmo grandes.

    A República e a libertação dos escravos eram sonhos, que tiveram o seu preço. Castro Alves sabia de seus talentos: "Eu sinto em mim o borbulhar do gênio". E colocou-os a serviço destas causas.

    Sabia também que sua indignação pela injustiça deveria ser declarada: "Senhor Deus dos desgraçados, dizei-me Vós Senhor Deus, se eu deliro ou se é verdade, tanto horror perante os céus". O ser humano merece ser melhor tratado.

    Acho que você Adelaide, tem um pouco deste talento, desta nobreza de ideais e desta indignação que busca melhorar.

    O Seu Navio Negreiro chama-se "Declarando.blogspot.com".

    Furtado Coelho

    Stamos em pleno mar (internet)
    Ao quente arfar das virações marinhas,
    Veleiro brigue corre a flor dos mares,
    Como roça na vaga as andorinhas,

    De onde vem? Para onde vão as naus errantes?
    Quem sabe o rumo, se é tão grande o espaço,
    Nesta saara os corcéis o pó levantam,
    Galopam, voam, mais não deixam traço,

    É bem feliz quem pode nesta hora,
    Contemplar nesta painel a majestade,
    Em baixo o mar, em cima o firmamento,
    E entre o mar e o ceu, a eternidade.

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!