4 de agosto de 2009

Leitura: uma chave de muitos segredos

Com o cenário globalizado observado nas regiões urbanas, algo essencial passa a soar como mais um problema a ser solucionado: time management. Sim, o planejamento do tempo se transformou em uma dor de cabeça. Tal obstáculo à plena organização e ao efetivo controle sobre nossa agenda afeta, principalmente, aqueles que se mostram menos preparados e experientes: a juventude.

Não faremos aqui desse problema o protagonista da discussão, e sim o fator causa principal de outro muito alarmante, agora de cunho intelectual: a falta de leitura. Por conseguinte, o atraso e até a má formação do intelecto necessário para uma formação acadêmica e até social - por que não? - satisfatória. A leitura, formadora de uma rara e preciosa capacidade humana de interpretar e decifrar sociedades, pessoas, culturas, períodos e até sentimentos, está sendo esquecida.

É muito mais corriqueiro encontrar um jovem passando seu tempo livre diário na internet no lugar de mergulhado nas maravilhas da Língua Portuguesa dispostas em um livro. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE mostrou que jovens entre 15 e 19 anos gastam 4h:36 de seu dia na internet disponibilizando para a leitura apenas 1h:42. Não culpando a juventude por tal atitude afinal depois de estudar e até trabalhar quase o dia todo, o que o jovem mais deseja e realmente precisa é descansar. Mas por que não fazê-lo na paz de uma leitura? - Aí está o segredo. Isso é o que eles precisam aprender.

Em meio ao stress urbano, à pressão por resultados e à angústia quanto a sua formação, descansar só não basta. É necessário encontrar uma atividade que traga não apenas relaxamento como também prazer; são as atividades chamadas de válvula de escape. Combinar então relaxamento, prazer e aprendizado é tarefa fácil quando pensamos em momentos de leitura.

Desenvolver um espírito literário é mais que importante, é libertário. Ele ajuda a aprimorar em cada um o que de mais bonito o homem aprendeu a fazer: se comunicar. O jovem adquirindo a consciência de que, no momento em que ele lê um livro, as chaves para a porta do mundo caem sobre suas mãos é magnífico. Automaticamente, ele perceberá que um livro não significa perda de tempo, e sim ganho de vida; e que para algo tão simples como o ato de ler existem inúmeras ferramentas tecnológicas a seu favor. Além do tempo, para adquirir a maturidade que lhe é fundamental na hora de fazer escolhas e planejar seu tempo, seguir aquele velho conselho de pais e avós é a melhor coisa a se fazer: "desliga a TV, sai do computador e vai ler um livro, menino!".

5 comentários:

  1. Oi Ana!!!

    Obrigado pelos comentários nos post lá do Mural!!!!
    O seu post está ótimo! Realmente as pessoas não estão lendo. Eu mesmo leio muito menos do que eu gostaria. O dia corrido, internet, televisão e muitas outras coisas acabam, fazendo da leitura algo secundário em nossas vidas, o que é péssimo.
    Tenho muitos livros no armário que não li.. a fila é enorme e toda vez que abro o armário eles gritam pedindo para serem lidos!! ahah

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Parar um pouco para pensar e planejar o que será feito é ideal para todos. E acrescento só uma coisa. Com a tecnologia atual, não é preciso desligar tudo e ler um livro, tudo pode ser lido na internet mesmo, basta saber procurar nos lugares certos.

    ResponderExcluir
  3. Carammmmmmba, como você escreve. O.o"

    O blog é realmente muito bom, vc tem uma ótima visão do mundo. Daria uma bela Diplomata.

    Uma frase do espetaculo que estou ensaindo resume o que você acabou de escrever; "As pessoas gostam mais de prometer o impossivel do que realizar o possivel."

    Ótimo o blog, sempre que possível estarei aqui.

    ;* Bjs

    ResponderExcluir
  4. Cada vez que aqui entro, saio mais arrepiado


    Acho que nem preciso mais me repetir em dizer que sou seu fã



    Beijo, Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com você. A maioria das pessoas perderam o hábito da leitura. Infelizmente, com as ferramentas tecnológicas disponíveis como por exemplo o Prof. Google e o famoso copia/cola tem contribuído para um total desinteresse em coisas tão simples como ler um gibi ou um bom livro antes de dormir.
    Abraços

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!