18 de agosto de 2009

Preserve o mundo - preserve a si mesmo

Pertencer a uma família, fazer parte de um grupo, compor as estatísticas de um determinado local são fatos que tecem nossa rede social dia-a-dia, mas não são nada igualmente comparáveis à nossa posição de cidadãos globais. Pensar socialmente é pensar em relações interpessoais; pensar globalmente é relacionar sua vida com o mundo. Assim, ambos passam a desenhar uma cadeia indelével, na qual ação e reação de uma das partes se confundem com as da outra.

Pensando globalmente, tendo ciência das nuances da cadeia que passa a integrar, surge no homem (ou assim deveria ser) a necessidade do zelo – que não seja diretamente para com o mundo, mas então em prol de si próprio. Esse zelo pode significar medidas de ação, de contenção e de reformulação, tangendo a política, a economia e o meio ambiente, esse que é o que mais precisa de atenção.

Proponho que o pensamento passe a ser verde, que a ação passe a ser sustentável e que cada cidadão globalmente inserido hasteie a bandeira do bem comum através do meio ambiente. Ajustando o zelo para com esse campo com os demais, sendo esses economia e política, fica evidente que é necessária uma reformulação dual, já que somos seres numéricos e legisladores deste mundo que não pode ser esquecido. Zelar pelo mundo é mais que uma obrigação, é a declaração irrefutável de ser participante, inserido, de ser vivo.

4 comentários:

  1. gostei! e concordo com você, cuidar do meio ambiente é cuidar da gente também. É nos incluir neste meio e tentar viver em harmonia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Bia !
    Você escreve um post mais bonito que o outro !
    Seu futuro nesse ramo é mais que certo :)
    beijo grande e sucesso sempre !

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!!!

    Muito bom novamente!! Se não olharmos melhor para nossa casa, o planeta, vamos colher péssimos frutos daqui pra frente, alías, já estamos colhendo.

    Como sua amiga disse no comentário antes do meu: vc tem futuro!!!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Beeest!
    Uauuu,caprichou nesse post,hein?!
    Parabéns,mais uma vez!
    Com toda certeza vc vai ser uma profissional de muito sucesso, pq talento vc tem de sobra ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!