26 de novembro de 2010

Eu não sei de onde vem o tiro...

O dia em que o Rio sangrou. O dia no qual todos os brasileiros foram um pouco cariocas e em uníssono pediram paz. O dia em que muitos não quiseram acreditar nas cenas que viam pela televisão. O dia em que todos se sentiram mais fracos, mais vazios, dilacerados. Um dia para ficar em silêncio e deixar que o barulho fosse apenas aquele vindo da televisão e do rádio. Um dia para ser sempre lembrado, mas que deseja, unicamente, ser apagado da memória. Um dia em que o bem não venceu totalmente o mal, e este, com seus fuzis, andou, em linha reta, sob os olhos de todos nós através das câmeras de televisão. O dia em que o Rio chorou.

25 de novembro de 2010, dia no qual o brasileiro se deu conta de que duas facções rivais haviam se unido em razão da implantação de um projeto do estado do Rio de Janeiro, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que colocou mais policiais nas ruas dos morros e fez cair o movimento do comércio de drogas. Dia para descobrir que o Complexo do Alemão e a favela da Vila Cruzeiro são hoje o quartel general do Comando Vermelho, já que os traficantes expulsos dos morros rumaram para lá. Mas o mais importante, dia para entender que o tráfico de drogas que assola o morro não é fato recente.

Para explicar a força das facções criminosas que não saem dos jornais nesta semana é preciso evocar os idos dos anos 70 e 80, quando uma combinação de três fatores abriu as portas ao narcotráfico. Um desses fatores é o contato de presos políticos com bandidos comuns, no presídio de Ilha Grande, o que fortaleceu a Falange Vermelha, futuro Comando Vermelho. O interesse dos cartéis bolivianos e colombianos em expandir a venda de maconha para além dos Estados Unidos é o segundo motivo, sendo a política de Leonel Brizola de suspender a ação da polícia nos morros, a partir de 1983, a gota d’água.

Foi nesse cenário que a Falange ganhou massa, adotou o nome de Comando Vermelho (CV) e dominou as bocas de fumo tradicionais nas favelas. Mas essa hegemonia foi logo ameaçada quando presos da Ilha Grande iniciaram uma luta violenta contra o CV, gerando o grupo criminoso Terceiro Comando (TC). Essa briga por território, sinônimo de dinheiro e poder, teve seu clímax no ano de 1994 após o líder do Comando Vermelho no Complexo do Alemão, Orlando Jogador, ser assassinado pelo traficante Uê. Estava criada pelo assassino a Amigos dos Amigos (ADA).

Mas Uê teve o mesmo fim, foi assassinado. Por quem? Marcinho VP, aquele que, do presídio de Catanduvas (PR), enviou a ordem para que os ataques a que assistimos fossem iniciados. O responsável por fazer cumprir a decisão do chefe foi Fabiano Atanasio da Silva, o FB. Ou seja, o traficante que matou o assassino de um líder do Comando Vermelho e, portanto, ganhou influência perante ele, agora dá ordens não apenas a esse grupo, como ao seu principal rival, a Amigos dos Amigos. Foi-se o tempo em que fisiologismo era coisa só de político.

Foi o dia 25 de novembro que me fez ir atrás dos porquês de tanques estarem nas ruas, de fuzileiros navais terem sido convocados, ônibus e carros incendiados, bandidos sob a mira de câmeras de helicópteros das emissoras de televisão. Foi no dia que tinha tudo para ser de comemoração, em virtude do aniversário de alguém muito querido, que eu fui dormir com uma sensação de vazio, de que esse dia não terminaria nunca. Dia em que até meus pensamentos embargaram quando minha voz já emudecera, que lembrei Ygor Marotta e seu “Mais amor, por favor”. Foi quando me peguei murmurando Paralamas: “eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo, sem saber o calibre do perigo”, afinal, “eu não sei de onde vem o tiro”.

Salve salve, @YgorMarotta

Declarando indica: conheça o Seu Rogério, o famoso RL - Rogério Lemgruber, fundador da Falange Vermelha, pelas palavras de Celso Athayde em "É vida que segue" (atualizado em 28/11/10)

12 comentários:

  1. GENIAL BIA!
    É a primeira pessoa que eu ouço/leio falando que a violência não é o caminho. Parece que tudo que tenho visto nesses últimos dias está resumido a "matar geral", como se o problema do tráfico (como você disse no seu post, de longa data, ou melhor, décadas) fosse se resolver com ocupações, que no final, se resumiram em ataques e terminaram em tanques em favelas.
    A que pontos chegamos, não é mesmo?
    E pensar que o governo justifica isso como o fim para a violência... Impondo mais violência. E pior: no fundo, com olhos para a copa e futuros eventos esportivos.
    Uma palavra: desânimo.

    Adorei o post, parabéns pelo texto muito bem escrito e a pesquisa. Nem eu sabia a origem certinha do CV =)
    Beijocas, bom fds!

    ResponderExcluir
  2. É sempre a mesma coisa,né? No fundo a culpa de a situação ter chegado a esse ponto é dos politicos e politiqueiros que prezam acima de tudo o interesse próprio.Quer dizer então que o "senhor" Brizola, tão critico quanto aos outros, foi o facilitador para a bandidada,né? Taí algo que eu não sabia, mas tambem eu sempre estive ocupado demais trabalhando,mesmo, e cuidando da familia e não tive tempo para politicagens,e nem estomago diga-se de passagem.
    Mas o que importa é que vc minha cara, se superou de novo.Grande post.Parabéns! e continuo afirmando que foi,e é, uma honra ter sido seu teacher.

    ResponderExcluir
  3. Muito provavelmente todos vão ser exterminados pelas "Unidades Pacificadoras" mas... logo ali adiante surgirá uma nova "safra" de malfeitores, garotos que hoje têm 12-13 anos, e atuam como "Falcões" do tráfico.

    Moral da história: O que adianta combater a consequência se não combate-se a causa ??


    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. STEPHANIE,

    adorei a sua Declarada, amiga! É a curiosidade o combustível, sempre.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. SIG,

    uma frase tirada do meu livro do momento, "Comando Vermelho" (do jornalista Carlos Amorim):

    "Não preciso mais de pistoleiros. Agora eu quero deputados e senadores." Paul Castelano - chefe por mais de vinte anos de uma das mais importantes famílias da máfia em Nova York.

    E quanto à honra, ela está toda em minha posse por você SER meu Teacher, eterno, everlasting.

    ResponderExcluir
  6. ALEXANDRE,

    logo, o que adianta invadir o morro as pressas, já que o próprio Beltrame afirmou que essa retomada do território ainda não tinha sido iniciada pois a Secretária de Segurança ainda estava reunindo corpo para isso, se ninguém está falando das milícias. O que adianta falar que a Polícia está levando paz às comunidades, se na hora de votar a PEC do piso da categoria, ela é ignorada e procrastinada. Afe! Dá até vergonha...

    ResponderExcluir
  7. não deixe de ler também essa entrevista. não concordo com tudo porque acho que precisa de upp sim. é o primeiro passo. depois tem que vir educação, saúde, saneamento etc. mas acho uma excelente macro visão, de uma lucidez e precisão poucas vezes vista.

    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/jose-claudio-alves-a-reorganizacao-da-estrutura-do-crime

    ResponderExcluir
  8. Beazitaaa!
    Eu, como uma Paulistoca = Paulistana + Carioca.
    Quase morri de tristeza,sem brincadeira. Ter visto a praça General Osório no coração de Ipanema em "perigo",justo aquele lugar que eu vou,me bateu um desespero,viu!
    A minha vontade é de ir pra lá, "cuidar" ,sabe?
    É estranho ver tanta beleza presa pela violência como se fossem muros enormes sem saída alguma.
    Parece,ou pelo menos eu quero acreditar nisso, existe uma luz no fim do túnel,e ela está aparecendo aos poucos. O caminho ainda é duro ,e muuuuuuuito longo...provavelmente mais inocentes morram e culpados também!
    Leonel Brizola (na minha opinião)desde sempre foi o grande culpado para chegarmos nessa bosta de situação.
    Enfim...
    AMO DEMAIS AQUELA CIDADE!
    "Minha alma canta,vejo o Rio de Janeiro ,estou morrendo de saudade. Rio teu mar,praia sem fim...Rio,você foi feito pra mim!..." =)

    http://www.4shared.com/audio/8E4nwN60/03-Samba_de_avio.htm

    ResponderExcluir
  9. A realidade às vezes é chocante. E o ser humano mais ainda. Compreender fatores, riscos, motivos e principalmente consequencias é algo difícil. O crime que o Rio de Janeiro enfrenta, e que foi mais visível esses últimos, reflete aqui na nossa capital, nos paulistas incrédulos com tanta violência, e nao somos os unicos. Que voce continue assim B.P, sempre procurando mais e mais informaçoes e tendo o eterno anseio de saber mais. Parabéns, te admiro muito, voce sabe.

    ResponderExcluir
  10. AIMEE,

    agora, sim, com a Declaração de uma paulistoca (paulistana + carioca) eu tô tranquila! (Rsrsrs)

    É isso aí, Aimée destilando seu veneno contra o Brizola. Mas, convenhamos, ter supostamente subido o morro para fazer churrasco com os traficantes não é uma postura muito adequada, né? Cof cof cof...

    E quanto á grande "Samba do Avião" do Jobim, é isso aí, "Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara", iluminai-nos!

    ResponderExcluir
  11. THAYNA,

    Obrigada, querida! É aquilo que eu disse, infelizmente, vivemos sem saber até quando estaremos vivos, mas não porque somos mortais, e sim porque somos reféns. Mas fé na vida!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Bia,sempre leio seus posts,vc é muiito inteligente,e adoroo o que vc escreve,tava vendo nossa fotinhas do dia do fc thaeme,e vi seu irmaõzinho q deve estar um moço,meu deus como tudo passa,rs mas estamos ae sempre :) beijãoo saudades

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!