15 de julho de 2009

A melhor lição vem da derrota

Ascensão relâmpago, contratos milionários, mudanças de país, milhões de dólares, mansões luxuosas, carros dos sonhos, fama, festas, solidão, depressão, perda de foco, escândalos... E onde tudo isso se intersecciona? No mundo futebolístico atual. Melhor definindo: fazem parte de um sistema do qual somos testemunhas.

Não raro aparece mais uma estrela no futebol e logo já traçamos, imaginariamente, sua jornada: começo brilhante, auge da carreira e uma crise, o ponto mais triste do caminho. Então surge a pergunta: após a crise, a trajetória do menino brilhante, da estrela, rumará à sua recuperação gloriosa ou à queda ainda maior no abismo?


Ronaldo e Adriano podem nos ajudar a entender a relevância dessa pergunta. Ronaldo, o garoto da baixada, sobrenome superação, vulgo Fenômeno. Adriano, filho da violenta Vila Cruzeiro, sobrenome invencibilidade, vulgo Imperador. Eles tinham aparentemente tudo para brilhar da mesma forma e, definitivamente, brilharam; apresentariam então as mesmas chances de superar uma queda, infelizmente não apresentaram.

O Fenômeno não enfrentou uma propriamente dita crise, mas sim, dramas. Adriano não passou por momentos ruins isolados, entrou em um processo depressivo contínuo. Ronaldo assim deve ter adquirido mais experiência, mais força com os tropeços que levou da vida, mas Adriano não. Seu primeiro erro, ou melhor, a sucessão de fatores pessoais negativos, quando se deu, logo o derrubou.

O Fenômeno aprendeu com a dor, entendeu e agarrou o significado literal da palavra superação, aceitou críticas e incentivos, ficou baqueado para então se recuperar e ressurgir das cinzas nas vezes seguintes em que a ela retornou. O Imperador já não teve o mesmo destino; vivia em plena maravilha, mas quando a crise abismal bateu à sua porta, a fênix não havia se preparado; ela nem sequer nascera.

Errar, por mais que doloroso e frustrante, ensina. Sofrer, seja por fatores físicos ou emocionais, cria uma certa "capa" quase impermeável além de arrasar um ser humano. Mas só quem passa por essas situações adquire seus ensinamentos com mais verdade. A resiliência é a chave para que após o abismo, o curso da reta volte a ser ascendente.

4 comentários:

  1. Muito bom...

    Vc escreve muito bem menina!!! Vejo ai um grande nome do jornalismo surgindo!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que simpáticos seus comentários no meu blog!!!

    Já considero você uma leitora especial.. Daquelas que não podem faltar!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo que eu não passava por aqui!
    Nossa Best, te admiro demaais!
    Já falei várias vezes,mas não me canso de repetir: Vc escreve MUUITO bem!
    AMEEI esse último parágrafo :}
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  4. ÉÉÉ ESSA BEA ta botando pra quebrar (H)

    RONALDO!

    Ô Adriano ta me ouvindo?! =B

    ahuhuhahuhashauhhsuhasuha

    ta otimo o blog! Parece aqueles blog's estilo do site da Globo e tal ;)

    beijo!

    ResponderExcluir

Quem declara agora é você!